sábado, 4 de junho de 2011

Releitura de "A Mecânica do Coração", de Mathias Malzieu


Apeteceu-me pegar neste livro pequenino que tanto gostei de ler. É aquele tipo de leitura que nos embala o coração! Apeteceu-me entrar nessa onda... E sabia que este livro era ideal.

Ternamente lindo. É uma história de amor, e portanto triste... Que nos deixa profundamente emocionados pela peculiaridade das personagens e pela escrita tão poética.
Jack nasce no dia mais frio do mundo. O seu coraçãozinho gelado não sobreviveria se a doutora Madeleine, parteira tomada por bruxa na cidade de Edimburgo, não tivesse instalado um relógio que aguentava as batidas do coração.
O problema é que grandes perturbações nesse relógio fá-lo-iam funcionar mal. Sentimentos fortes levariam a que os ponteiros se espetassem no corpo do pequeno Jack, matando-o... Sentimentos como o amor, o ódio e o desgosto.
É então com essa mãe adoptiva e os seus companheiros (um homem cuja coluna vertebral é um instrumento musical e duas prostitutas) que Jack cresce, habituado à sua vida calma. Até conhecer o amor da sua vida...

Com esta releitura, percebi aquilo que acho não ter percebido da primeira vez: este livro podia ser uma obra-prima. Podia mesmo. Mas não é. A história é lindíssima e o autor tem mesmo muito, muito jeito para escrever, ainda assim tivesse sido explorado mais intensamente, tivesse sido um pequeno livro ainda mais bem pensado, estaríamos perante uma obra-prima. Não estamos. Estamos perante um livro de uma beleza rara e que servirá de releitura para sempre.

Decididamente, adoro este tipo de leitura. Muito surreal, muito invulgar em todos os aspectos, sempre com um sabor a originalidade. Malzieu tem o tipo de escrita perfeito para este livro, de uma poeticidade enorme, nunca se cansando de recorrer a palavras e expressões que nos transportem para esse ambiente fora deste mundo.

É um livro muito bonito, muito muito romântico, mas triste também. É uma história com uma presença gótica bastante forte. Já estão a fazer um filme, o que me agrada pois acho que ficará uma bela história em imagens.

E já dei corda ao meu coraçãozinho com este livro. É preciso de vez em quando.

4 comentários:

Movermais disse...

Pedimos desculpa pela intromissão...
Mas gostaríamos de te dar a conhecer o nosso site:
www.movermais.com

Acabado de lançar é totalmente dedicado à vida saúdavel, desporto, alimentação equilibrada..
Dispõe ainda de um conta calorias de alimentação e desporto.



O Mover+ é mais que um espaço online com conteúdos, dicas e um programa para uma vida mais saudável.

Com o Programa M+ podes contar as calorias da tua alimentação ao registares as tuas refeições.
Diverte-te a registar o exercício físico que praticas, a sua duração e as calorias gastas.
Simula etapas, define objectivos, motiva-te+.
Nós tornámos a matemática da vida saudável divertida com o Balanço M+ podes gerir as calorias consumidas e gastas.

É totalmente gratuito e és tu que o fazes com as tuas escolhas. É o teu programa!
Ficarás surpreendido(a)! Vem Mover+

macy disse...

Também adoro este pequeno/grande livrinho.... Sempre que o leio, choro, rio, fico feliz ou infeliz mas no final tenho sempre uma boa sensação de paz.

Ana Carolina disse...

Este livro é sensacional. :)

djamb disse...

Já procurei este livro em muitas lojas mas ainda não o encontrei. Da última vez que vi no site da Fnac, estava indisponível, mas não vou desistir de o encontrar porque estou mesmo curiosa.
Boas leituras!

Quem também lê