domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Loja dos Suicídios, de Jean Teulé


A sua vida foi um fracasso?
Connosco, a sua morte será um sucesso!

(Casa Tuvache há 10 gerações no suicídio)

Deprimidos, alegrem-se!
Magazine Littéraire

Uma loja de suicídios que está repleta de vida.
Le Figaro

A ler para levantar a moral.
Le Point

Você vai morrer a rir.
La Dépêche


Já esperava deste livro uma história original, divertida. Nunca pensei que excedesse essas expectativas, levando-me a dar a nota máxima.
Amei o livro. Tocou-me extraordinariamente, não só tem uma bela história como personagens bastante carismáticas, e um ambiente que nos dá a volta à cabeça.
É mesmo muito original!

Imaginem um ambiente futurista, por exemplo no séc. XXII, em que a Terra se encontra totalmente poluída e a Humanidade à beira da extinção. Perante este cenário de desespero, vocês dirigem-se a uma loja e pedem uma corda para se enforcarem
"Com certeza, a sua casa é alta ou baixa?"
"Sinceramente, não sei"
"Pois bem, leve esta corda de dois metros e depois diga... Ah, peço perdão! Tenha uma boa morte!"

No meio de uma cidade tremendamente deprimente, onde as pessoas se atiram dos prédios abaixo e o mundo já não tem significado. Um loja mórbida, onde a família que a gere não sorri, inventando a cada momento instrumentos para suicídios fascinantes! Até que nasce o terceiro filho, que para desespero de todos sorri e vê optimismo em todo o lado! Será a desgraça da família mas vai afectar imensamente a loja, de tal modo que a morte nunca mais será a mesma.

Como disse, este livro tocou-me bastante. É original, é divertido, tem personagens muito curiosas e deixa-nos a reflectir bastante. É inspirador!
É mesmo uma pérola de humor negro, muito ao estilo de Tim Burton, e que já é um dos meus livros preferidos. Impressionou-me bastante mesmo.
Portanto, acho que merece completamente o 6, de tão bom ter sido! Acredito que poderá parecer exagerado para muitos, mas o livro é mesmo excelente, e talvez não seja uma obra prima, mas preencheu-me completamente. Além de gostar dos livros que leio, não me importo de ser um mãos-largas, e devem compreender que a minha classificação baseia-se no meu gosto pessoal!

20 comentários:

Francisco Norega disse...

Deixaste-me curioso! ;P

Acho que tenho de deixar de ler blogs sobre livros, cada post é mais um livro na minha "Lista Negra" xD

Anónimo disse...

O teu comentário deu-me vontade de saber mais sobre este livro e aguçou a minha curiosidade em relação a sua leitura.

WhiteLady3 disse...

Só tenho lido boas críticas, como a tua, a este livro pelo que é díficil ficar-lhe indiferente. Será para adquirir assim que o veja. :P

NLivros disse...

Pois,

já desconfiava da qualidade desse livro.

Boa opinião, ainda me espicaçou mais o interesse.

Vai ser dos próximos.

Pedro disse...

Francisco Norega,
por muito que queiras, acabarás sempre por pular nesses blogues x) É difícil resistir às sugestões... =S

Marcia,
É um livro que se lê tão bem que acho que todos deviam gastar um pouco do seu tempo a pegar nele!

WhiteLady,
acho que fazes bastante bem, o livro fez-me as delícias! Espero que gostes!

Iceman,
espero que sim, fico ansioso por ler a tua crítica!

Quero deixar aqui escrito também que este não é, contudo, um livro imensamente rico, em algumas cenas fez-me lembrar Roald Dahl, por exemplo, pelos acontecimentos mirabolantes e os produtos improváveis. No entanto, embora seja um pouco mais para descontrair, bastou para que eu ficasse encantado. Muita imaginação, graça e alguma ironia que nos deixa a pensar fazem deste leve livro um dos que mais prazer me deu.

Um grande abraço

Daniel C.da Silva disse...

Gostei da sinopse que fazes e da forma como tratas a leitura em geral. Mas vale mesmo a pontuação máxima? A julgar pela apresentação grafica e pelo resumo teu, também diria que sim mas, tal como dizes, é um factor de gosto pessoal.

hugs

Paula disse...

Pedro as tuas opiniões sobre os livros são contagiantes...
Acho que vou ter de comprar este também...
:)

Continuação de boas leituras.

Mónica disse...

Mais um para a lista de livros a comprar. Isto é a desgraça total :D

Pedro disse...

Daniel Silva,
como disse, esta é uma classificação pessoal, não posso dizer que a obra seja "Obra-prima". É uma classificação muito pessoal e que é um 5 estrelas, sem mais nem menos. Foi muito bom.

Paula,
obrigado! Espero que o leias e que gostes! =D

Mónica,
desgraça? Nãããããããoo... lol

Um grande abraço

Ana Carolina disse...

Fiquei curiosíssima..ao estilo de Tim Burton, isso agrada-me ;)

Joana Pinto disse...

Este livro é maravilhoso!Li-o o ano passado e é realmente fabuloso!

Equilibrista disse...

E não é que fiquei mesmo com vontade de ler o livro =)

Beatriz disse...

Eu adoro Tim Burton.. E se o livro é ao estilo dele, vou gostar de certeza! ;) beijinho*

Rock In The Attic disse...

Li este livro no ano passado e também adorei. O que me fez pegar no livro foi a capa de que gostei bastante, e depois de ler a sinopse não resisti... e comprei-o. É, realmente, uma pérola de humor negro, que me fez sorrir durante a sua leitura.

A Respigadeira disse...

Quero e quero! Adoro humor negro!


Beijinhos do tamanho do mundo

Paula Abreu Silva disse...

Pedro, adorei a tua opinião ! ;)
Já apontei o título e vai ser um dos próximos livros a ler !

Bjinhos

flicka disse...

Humm... o titulo e a história parecem-me um tanto mórbido... mas com a tua critica e a dos outros, bastante excelentes, fiquei com curiosidade... Adoro Tim Burton e também aprecio humor negro (depende...)
Logo decido se o vou ler ou não.

Célia disse...

Fiquei muito curiosa devido ao teu entusiasmo! Se surgir uma boa oportunidade, não deixarei passar :)

Um pouco offtopic: Pedro, não sintas necessidade de explicar as notas que atribuis... Nós sabemos que se trata da tua opinião e não de uma coisa final ;)

Ana C. Nunes disse...

Já li e adorei. Definitivamente também entra na minha lista de favoritos. O humor negro deste livro é excelente! Só fiquei um pouco desiludida com o final, não sei bem porquê.

Pedro disse...

Ana Carolina,
tenho de ler "A Morte Melancólica do Rapaz Ostra", fiquei super curioso!

Joana Pinto,
ainda bem que gostaste tanto quanto eu! Cada vez que me lembro dele sinto-me feliz!!!

Equilibrista,
ainda bem! =D olha que vale mesmo a pena!

Borboleta,
tenho a certeza que sim!

Homem do Leme,
a mim também me fez sorrir bastante. Gostei tanto que, quando estou mais abatido, vou ler umas passagens ^^

Clara,
compra-o assim que puderes!

Butterfly,
muito obrigado! Vale tanto a pena este livrinho, é uma pérola de facto.

Flicka,
Mórbido? Nem por isso, a sério! É na verdade revigorante!
Lê!!

Canochinha,
acho que vais adorar lê-lo ^^
e obrigado pelo apoio... Actualmente, funciono com as estrelas, e prefiro assim. Sou um bocado mãos-largas, porque sou capaz de dar cinco estrelas se o livro me agradar muito mesmo (mesmo não sendo uma obra-prima). Mas acho que funciono melhor que de outra forma!

Ana C. Nunes,
ainda bem que gostaste tanto!
O final desilude quase todos, mas eu achei bastante simbólico =) Simplesmente genial!

Um grande abraço

Quem também lê