quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eclipse, de Stephenie Meyer

No silêncio mortífero que se gerou, todos os detalhes começaram a fazer sentido, como se tivesse sofrido um afluxo súbito de compreensão. Alguma coisa que Edward não queria que eu soubesse. Alguma coisa que Jacob não me teria ocultado. Alguma coisa que fazia com que os Cullen e os lobos andassem a vigiar a floresta, movimentando-se perigosamente perto uns dos outros. Alguma coisa que eu estava à espera há muito tempo. Alguma coisa que sabia que ia acontecer novamente, por muito que desejasse que não acontecesse. Isto nunca vai acabar, pois não?

Crepúsculo
Escolha de Editor no New York Times
Melhor Livro do Ano pela Publishers Weekly
"O melhor livro da década... até agora." Amazon
"Hot List" da Teen People


Lua Nova
"Um equilíbrio próximo do genial entre um romance de cortar a respiração e acção."
Voya
"Lua Nova vai... deixar (os fãs) a suster a respiração até à publicação do terceiro volume."
School Library Journal
"Uma leitura comovente e vibrante... Esta história de amantes torturados por demónios seduz."
Kirkus Reviews


Uma autora odiada por muitos... Mas amada por muitos também!

Chegou com o Crepúsculo e não trouxe uma história de vampiros; trouxe, sim, uma história de amor, entre um vampiro e uma humana. Podem criticá-la por não saber escrever, por manter-se no demasiado simples, talvez no demasiado adolescente, e até talvez por ser muito enfadonha. A verdade é que Crepúsculo é capaz de nos dar algum material de discussão. Aquele amor tem muito para explorar, e acho que é um fenómeno a explorar. E, se surgisse no séc. XIX, tenho a certeza que seria um sucesso também. Este amor não tem limites, mas acima de tudo baseia-se nalgo quase platónico, uma paixão tão acesa que não pode fazer parte deste mundo. Numa sociedade de jovens onde já não existe este tipo de paixão, onde as relações são tão diferentes, é curioso de reparar que não deixou de ser o fenómeno que foi.

Gostei imenso de Eclipse. Crepúsculo apresenta uma história de amor impossível, quase trágica, mas inatingível por todos!
Lua Nova foi um bocado fraco, tanto a nível de romance como de sobrenatural. É óbvio que a autora estava a querer encontrar um caminho para tornar esta história de amor numa série de vampiros, e o segundo volume foi um bocado menos atractivo.
Já este aqui traz um novo fôlego à série: já não estamos perante uma história de amor.
Estamos perante um livro de vampiros.

Neste livro, Bella e Edward passam por vários obstáculos, incluindo uma horda de vampiros que misteriosamente atacam as redondezas, uma vampira que procura vingança... E ainda o melhor amigo da Bella, que está apaixonada por ele. Mas não é só: ele é um lobisomem.

Desde Lua Nova que não gosto do Jacob (lobisomem), e continuei a não gostar. Está ali no meio e está a estragar o romance todo!

Não estamos perante uma grande obra literária, nem uma grande escrita. É verdade. Mas estamos perante uma história que atrai, que chama a atenção. E por isso, acho que vale a pena. Este livro dá finalmente o salto desejado depois do primeiro, que é precisamente fazer nascer uma saga sobre vampiros. Eclipse está recheado de histórias, de lendas, apresentando o mundo dos lobisomens e revelando algumas peripécias entre estes seres mitológicos. Gostei desta nova abordagem.

Porém, há que dizer que estas personagens ou são muito burras ou a autora pensa que somos de raciocínio lento. Acontece que desde o princípio do livro que se torna ÓBVIO quem é o alvo, quem está apaixonado por quem, e as coisas são praticamente ditas pelas próprias personagens! Mas não, só no fim é que a Bella fica chocada por o Jacob gostar dela, ou por ser ela o alvo das atenções. Este livro torna-se irritante porque tudo o que as personagens vão descobrindo ao longo do tempo... Deviam ter descoberto antes sequer do livro começar. Isso torna-se medíocre e dá uma imagem do pensamento juvenil muito retardada (e errada!).

De qualquer maneira, acho que o livro vem renovar e muito o espírito da saga, e por isso gostei bastante. Alguma acção, muito romance, e embora continue a achar que Jacob veio deturpar o que esta história de amor devia representar, gostei bastante deste desenvolvimento.
Fico à espera do último volume, que espero trará algumas surpresas e entre, mais uma vez, neste mundo de vampiros diferentes do que pensamos que eles são!

5 comentários:

Ana C. Nunes disse...

A minha opinião não podia ser mais diferente da tua. Diria aliás que temos opiniões totalmente opostas, mas eu respeito todas as opiniões e por isso não vou discutir o que disseste.
Fico contente que tenhas gostado.

Pedro disse...

E eu compreendo, até porque não há muitas opiniões como a minha =/

Este livro vem, também, reforçar uma ideia: é um livro para adolescentes. Muito teen. Nunca, nunca na vida aconselharei este livro a alguém mais maduro.
A menos que conheça essa pessoa (há adultos que gostam deste tipo de livros).

Mas Ana, agradeço que discutas ;) Aliás, agora que já li, estou bem mais a par das críticas que poderão fazer ao livro! Acho que podemos discutir opiniões sem as deixar de respeitar =)

Jacqueline' disse...

Bem, eu gostei de Crepúsculo e Lua Nova. E concordo contigo, apesar de não ser uma grande escrita, cativou-me. No entanto, este livro não me captou tanto a atenção. Se por um lado, a Bella irritou-me profundamente, por outro gostei bastante das histórias de cada um dos vampiros.

Pedro disse...

Eu gostei mais deste do que o da Lua Nova.

Tens razão, a Bella era mais madura no Crepúsculo. Está um bocado mais estúpida. Enfim. Também gostei bastante das histórias dos vampiros, e aliado a isso as lendas dos lobisomens!

Cris...* disse...

Olá Pedro! (:

Fico contente que já estejas quase no fim desta saga. :D

Quanto à tua opinião... Devo dizer-te que dos quatro livros, este foi realmente o que eu menos gostei.
E isto deveu-se principalmente ao facto de passar a existir um triângulo amoroso e ja não ser tanto Bella/Edward.
Detesto o Jacob! Cão Pulguento! >.< E nisso temos a opinião igual.
Mas quanto as lendas e aquelas lengalengas todas dos lobisomens, eu achei que foram uma grande seca! xD

E já agora, relativamente à saga em si, na minha opinião acho que depois do Crepúsculo foi sempre a descer... Mas mesmo assim nao quer dizer que nao tenha os seus pontos positivos e que eu nao tenha gostado, até porque gostei e muito! Mas de facto há certas partes que são mesmo para fazer render o peixe e que, definitivamente eram dispensáveis.

Bem, e depois deste testamento todo(entusiasmei-me! xD) só espero que venhas a gostar do Amanhecer, que é muito intressante, em certos pontos de vista... :P E mais nao digo! Que é para nao estragar o suspense! xP

Beijinhos! *__*

Boas Leituras! (:

Quem também lê