sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Viagem, de Tim Kring e Dale Peck

DO CRIADOR DA SÉRIE TELEVISIVA HEROES CHEGA A MAIOR CONSPIRAÇÃO DE TODOS OS TEMPOS.
 

Memorandum: Apenas para os seus olhos, queimar depois de ler

23 Novembro, 1963
Para: Director McCone
De: J. J. Angleton, Director,

Contra-informação
Assunto: Consequências para a Companhia dos acontecimentos de ontem em Dallas.
Facto: Desde 1953 que a Companhia desenvolve um programa secreto denominado MK-ULTRA.
Facto: O programa testou LSD em milhares de cidadãos Americanos.
Facto: O objectivo? Controlo da mente. A criação do agente infiltrado perfeito. O candidato da Manchúria.
Facto: O KGB desenvolvei programas similares.
Facto: Lee Harvey Oswald viveu na União Soviética de 1959 a 1962.
Conjectura: Terá o LSD matado JFK?


Quem não é apreciador de uma boa teoria da conspiração? O mistério, as motivações, a realidade e a fantasia juntas para tornar a vida um pouco mais interessante.
O assassinato de John F. Kennedy, presidente dos EUA, em 1963, é um tema embrulhado em mistério. Lee Harvey Oswald foi o suposto assassino, tendo supostamente agido sozinho... Mas hoje em dia cada vez mais temos a noção de que muita coisa acontece acima de nós, coisas cuja verdade só daqui a muitos anos, muitos mesmo, poderá ser revelada. O assassinato do presidente é uma delas. O poder é uma coisa  assustadora.


CIA, KGB, FBI, Estados Unidos, União Soviética, uma série de pessoas relacionadas com todas essas organizações e nenhuma ao mesmo tempo... Este livro mostra bem como a realidade destas empresas de poder é bastante complexa e como cada um joga por si. Aliás, por vezes nem por si!


Assim que tive este livro nas mãos achei-o bastante interessante. Nunca li muito sobre JFK, e sinceramente os assuntos da CIA são tão misteriosos que me parecem demasiado confusos (que oportuno!). Achei que este livro seria pois um excelente começo para despertar o meu interesse no estudo desta época que marcou tanto a História dos EUA e do Mundo. Por um lado, acabou por ser de facto um bom incentivo para pesquisar tudo sobre este acontecimento. Por outro lado, não foi ao início a melhor maneira de clarificar as minhas ideias.


Infelizmente, para um tema que envolve de facto bastantes situações, inclusive a Guerra Fria, a crise dos mísseis em Cuba, a situação desse país, etc, este livro não começa bem. Parece-me que o autor toma imensos acontecimentos, situações ou ideias como garantidas. Para um leitor como eu, que mesmo tendo estudado um pouco sobre esta época não sabe metade das conspirações que existem, é bastante frustrante não me conseguir situar no livro. Isto prolonga-se nas primeiras 100 páginas. Talvez (e nem tenho a certeza disso) os americanos falem destas coisas todos os dias e estejam bastante familiarizados com todas as pessoas e todas as conspirações e todos os detalhes fictícios ou não durante este período da Guerra Fria, mas eu não estava e isso prejudicou muito o princípio da minha leitura. De minuto a minuto vinha pesquisar sobre um assunto que o livro abordava. Acho que isso era algo que o próprio livro me devia ensinar. Se por um lado é genial porque não há qualquer fingimento da parte das personagens, por outro não é bom para o prazer da leitura.


Enfim, com isto, a minha primeira impressão era que antes de ler este romance devia ter lido meia dúzia de livros ou documentários sobre a vida dos Kennedy. Um livro destes, por boa leitura que se tornasse, estava condenado a não ser mais do que isso, um daqueles livros que lemos, podemos gostar mas que não nos vão marcar.
Felizmente, dei uma oportunidade e continuei. Aliás, peguei no livro e num dia li pouco mais de 200 páginas, o suficiente para estar suficientemente agarrado. À medida que avancei na leitura comecei a "entrar" no esquema, a habituar-me às personagens e a não me perder nos saltos de locais de acção constantes. Ao contrário do que tinha previsto, acabei por me sentir ligeiramente agarrado às personagens principais (já agora, construídas com bastante pormenor). No climax da obra, o meu coração galopava e não conseguia parar. Ao contrário do que eu já tinha tomado como garantido... Este livro agarrou-me e deixou-me completamente empolgado. Até hoje, é dos poucos livros que me agarrou mais pela acção do que pela teoria.
Foi, ao virar a última página, uma leitura mais do que satisfatória, que aconselho a quem goste de um bom livro com acção ou a quem se interessar minimamente pelo tema ou por teorias da conspiração.


A única coisa que torna este livro demasiado "fictício" é que a história do LSD e de Orfeu são tão fantásticas que acaba por dar à obra um toque de "ficção-científica". Acho, aliás, que percebe-se perfeitamente que a mesma pessoa que escreveu Heroes é quem escreveu este livro. História alternativa ou não, ficção ou próximo da realidade, o final é satisfatório. Não sei se será perfeito (não no que toca ao destino das personagens de certeza), mas pelo menos como teoria da conspiração tem tudo aquilo que procuramos. As últimas páginas compensam a fantasia toda e, ainda que acredite não ser esta a "verdade" final, é bastante convincente. Pode ter sido assim.


As últimas palavras vão para a capa, na minha opinião muito boa. Ainda que o livro não seja tão psicadélico quanto ela sugere.



Sem comentários:

Quem também lê