sábado, 16 de julho de 2011

Releitura de "Dead Until Dark", de Charlaine Harris

A editora Saída de Emergência parece estar a fazer um excelente trabalho na tradução desta série de vampiros, que considero absolutamente irresistível e a melhor que poderão encontrar actualmente. Por muito cansado que esteja da avalanche da febre dos vampiros (que parece-me já ter acalmado), garanto que esta série revela-se uma leitura compulsiva. Infelizmente, acaba por ser, pelo menos no nosso país, "mais uma" dentro das múltiplas publicações que existem. Poderão encontrar 9 dos 11 livros escritos já cá publicados.

Também já ganhou uma adaptação para série televisiva. Ainda não assisti a nenhum episódio, mas segundo as opiniões dos espectadores tem bastantes desvios dos livros.

Adquiri as edições inglesas quando a série tinha acabado de chegar a Portugal. Na verdade, podem ler a minha crítica aqui, e estou espantado como foi em 2009!! Estou abismado em como já foi há dois anos que peguei pela primeira vez neste livro. Li este primeiro, li o segundo, mas acabei por afastar a série para dar prioridade a outras leituras. Desta vez, estou decidido em continuar a ler até ao fim, ou pelo menos perto disso.

Como já disse, este é sem dúvida um dos livros que mais gostei de ler. Absolutamente original. Mesmo já tendo lido bastantes livros de "vampiros modernos", este continua a parecer o mais original de todos, o melhor escrito e o com a melhor premissa.
Sookie é uma empregada de mesa em Bon Temps que consegue ler os pensamentos dos outros humanos. Ainda que a impeça de ter uma vida social satisfatória, não deixa de ser um dom que ela consegue controlar. O grande abalo da sua vida acontece quando conhece o vampiro Bill, um "não-morto" que decidiu, por sua vez, ter uma vida social. É que, nesta série, os vampiros são legalmente aceites como cidadãos do mundo. Para perceberem a situação, vou comparar a situação dos vampiros à situação dos homossexuais. Nesta série as questões sexuais são completamente aceites, aliás há uma grande carga sexual tanto na maneira como os vampiros são como na maneira como Harris desenvolve a história. Os vampiros acabam por ser o que os homossexuais são actualmente, cidadãos "diferentes" do que a norma da nossa sociedade estipula, que lutam pelos seus direitos e alguns procuram viver abertamente junto dos humanos.

A relação entre Sookie e Bill é intensa, mas o vampiro dificilmente se integra em Bon Temps quando há um assassino à solta que anda a matar raparigas. E todas elas têm marcas de dentes de vampiro (convém dizer que sexo entre um humano e um vampiro é altamente exótico... E viciante).

Não se podia pedir que o livro estivesse escrito de outra maneira. É uma excelente introdução à série. Parece-me óbvio que há muita coisa que ficou por desenvolver, principalmente dentro do mundo dos vampiros, mas isso é precisamente aquilo que deve ser deixado para os próximos volumes. Por enquanto, tudo aquilo que foi dito chegou para nos deixar a querer conhecer este mundo alternativo. Escrito na primeira pessoa, é uma leitura simples e que se desenrola sem problemas, sempre com aqueles momentos mais picantes que dão à obra um ar mais exótico. Difícil não gostar, na minha opinião. Sempre original, fico muito feliz por ter relido um livro tão apetecível e que nunca quebra o ritmo.


P.S.: fui ler a minha opinião da primeira vez que li o livro. Não mudou nada. Aliás, convido-vos a ler. Talvez na altura me tivesse "empolgado" na questão mais sexual do livro, que nesta releitura me soube a algo mais "natural". Como se o tema "vampiro" estivesse automaticamente associado a sexo, portanto ele ser abordado sem qualquer tabu não parece novidade ou chocante. Quanto à relação entre Sookie e Bill, de facto é tão instável que chega a irritar... Vampiro ou não, é uma relação que parece mais aberta do que se gostaria.

4 comentários:

Pendientes & Louboutins disse...

adoro o conceito do blog e a forma como os livros são apresentados. parabéns
http://pendienteslouboutins.blogspot.com/

Ines Gomes disse...

Já li alguns livros na versão portuguesa...são viciantes! Penso que só me falta os dois últimos, mas quando for para os ler, vou ler de novo os primeiros.

Excelente crítica! E excelente blog!
Parabéns!

Pedro disse...

Pendienes,
obrigado pelo elogio :) esse tipo de apoio é importante para continuar a actualizá-lo!

Nés,
como disse, ainda só li dois, mas concordo quando dizes que são bem viciantes! =)
Obrigado pelo elogio!

Boas leituras

Ana Viana disse...

Aconselho com todo o carinho a ler todos!! Quanto à série, está muito boa, mas quem tem boa imaginação não precisa de ver na tv ;)

Boas leituras!!

Almofada!
*conversacomalmofada.blogspot.com

Quem também lê