segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Despertar das Trevas, de Karen Chance


"Karen Chance vai encantá-lo com o seu mundo de vampiros, magos e uma bela donzela suficientemente dura para dar cabo deles."
Rebecca York, autora de bestsellers, USA Today

Cassandra Palmer consegue ver o futuro e comunicar com os espíritos - dons que a tornam atraente para os mortos e mortos-vivos. Os fantasmas dos mortos não costumam ser perigosos, apenas gostam de conversar... e muito.
Os mortos-vivos já são outra conversa.

Como qualquer rapariga sensata, Cassie tenta evitar os vampiros. KMas, quando o mafioso sugador de sangue a quem fugira há três anos a reencontra com intuitos de vingança, Cassie é obrigada a recorrer ao Senado dos vampiros em busca de protecção.

Os senadores dos mortos-vivos não irão ajudá-la sem contrapartidas. Cassie terá de colaborar com um dos seus membros mais poderosos, um vampiro mestre perigosamente sedutor. E o preço que ele exige poderá ser superior ao que Cassie está disposta a pagar...

"Um livro que nos agarra pela garganta e que nos suga. Com uma heroína valente, inteligente, e vampiros sensuais e assustadores."
Patricia Briggs, autora de Moon Called


Provocante, atrevido, sem paragens.
Muito abrupto.

Numa altura em que livros sobre vampiros abunda, esta nova série vem "encher" um bocadinho o mercado (ao contrário do que, pelos vistos, se comenta sobre a obra).

Cassandra vê fantasmas, sente os vampiros por perto, tem Visões que a arrastam para locais e tempos desconhecidos, como uma bruxa. Os pais foram mortos pelo mesmo vampiro que a acolheu e utilizou as suas Visões para o Mal. Quando ela descobre essa verdade, foge, conseguindo três anos de liberdade.
O livro começa na perseguição de que ela é alvo. O vampiro descobriu-a e, desta vez, não é o único interessado em apanhá-la. Por razões que não sabe, Cassandra é também perseguida pelo Senado dos vampiros. Ainda assim, nenhum ser mitológico, por muito que a queira viva, vai vê-la como mais do que um objecto. Como tal, parece que tudo o que tem a fazer é correr para se salvar e para descobrir a verdade ainda obscura do seu passado.

É um livro que me custa comentar, porque francamente não acho que seja original como primeiro livro de uma série. Não foi um começo propriamente cativante, para mim. Para já, aqui se nota como o ser vampiro já está mais do que gasto; foi nobre da parte da autora misturar uma série de seres mitológicos, não só os fantasmas, e tenho de aplaudir o esforço da autora para escrever algo suficientemente original dentro deste género literário. No entanto, consegue-o apenas pelas personagens apresentadas. Cassie é uma heroína admirável, embora arrastada para aquele turbilhão de acontecimentos (nos quais o próprio leitor cai de pára-quedas!); os fantasmas são a maior valia do livro, na minha opinião; os vampiros vivem num mundo bastante negro, o que ainda os distingue de outros vampiros. Ainda assim, não achei que fossem vampiros particularmente cativantes.

Embora se leia com alguma rapidez, a autora ainda terá de fazer bastantes progressos na escrita. Algum diálogo a mais ajudaria a perceber melhor certas cenas! Terá a ver com o facto de haver demasiada acção. Acho que, quando se trata de um primeiro livro de uma série, há que saber dosear, que apresentar devidamente o livro e a saga que virá. Ao ler O Despertar das Trevas, senti que tinha entrado no meio. A princípio senti-me perdido e, quando comecei a entrar no esquema, senti que a autora começara a história mais à frente do que devia.

Foi esta ânsia da autora querer um livro sem pontos parados, com acção constante, que na minha opinião desfascinou.
É também um livro bastante forte, e isso passa como um dos pontos altos da escrita. Desde violento a sensual, nota-se que esta fantasia urbana não tem quaisquer problemas em misturar isso com magia! Adorei! Para além disso, é tão impossível saber quem está do lado de Cassie que se torna frenético!

Cá estamos para ver como avança a série. Em geral, é um livro bom, com uma excelente carga de fantasia, que se lê com bastante rapidez, mas que peca ainda assim por uma entrada bastante abrupta. Espero pelos próximos volumes então!

2 comentários:

padewiin disse...

concordo plenamente com o facto de os vampiros estarem a ficar gastos, aliás tornaram-se numa maneira de escritores e televisões aumentarem as vendas ou as audiências...
blog mto bom pena que não escrevas mais :S

ass: uma bookoholica, uma espécie em vias de extinção ...

AMB disse...

oi eu comprei o livro e ainda nao tive paciencia para o ler, o que por acaso é raro em mim. Mas eu tambem nunca gostei dos vampiros em si, foi apenas investigação para um livro que estou tentando escrever. Mas despertar das trevas nao me cativou muito, mas entretanto eu li outros e tenho andado com vicio de escrever, mas quando acabar de-o ler, eu publico lá no blog, entretanto vai passando por lá.
Jokas AMB
amb-books-and-books.blogspot.com

Quem também lê