segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Labirinto da Rosa, de Titania Hardie

O Labirinto da Rosa é um romance de estreia de uma riqueza surpreendente que tem no centro da sua trama uma herança enigmática que remonta à época Tudor. John Dee, matemático, astrónomo e conselheiro da rainha Isabel I, deixou escondida uma série de documentos seus por considerar que a humanidade não se encontrava preparada para compreender o que neles estava escrito. As sucessivas gerações de descendentes souberam guardar o segredo da sua localização à espera do momento certo para revelar tais conhecimentos ao mundo. Esse momento parece ter finalmente chegado quando, volvidos quatro séculos, a mãe de Will, às portas da morte, lhe passa um testemunho - uma antiga folha de pergaminho com enigmas e uma chave de prata. Mas que segredo poderá revelar aquela misteriosa chave? Um romance soberbo, um verdadeiro labirinto literário, com traços do romance histórico, do romance de aventura, de mistério, do thriller, e referências vastíssimas que vão dos conhecimentos esotéricos egípcios, templários e renascentistas à história do Islão, ao Cristianismo, ao paganismo ou à astrologia. Presos no seu poderoso encantamento, vamos desvendando, enigma após enigma, o denso mistério que o envolve, acompanhando os seus protagonistas numa demanda intelectual por alguns dos locais mais interessantes da Europa.

Estou a reler a sinopse do livro e a pensar: "Como podem prometer tanta coisa?".

Este é daqueles livros que me deixa francamente sem saber se o recomendo ou não.

Começo por dizer que li-o enquanto estava fora, portanto não estava propriamente dedicado ao livro. E este livro pede alguma dedicação, senão pode parecer algo confuso.

Acho que tem a ver com o facto de ter muito esoterismo. Por exemplo, eu nem achei que tivesse assim TANTOS conhecimentos como a sinopse diz, até se preocupa mais em desenvolver aquele palavreado confuso e metafórico dos enigmas. Só isso.

A verdade é que é uma leitura que dificilmente pomos de lado! Não fosse ficar confuso com as suas palavras, e acho que teria adorado descobrir os enigmas! É uma leitura agradável e que nos vai agarrando, e gostei sim das personagens.

O final... Deixou algo a desejar, e passo a explicar: todo o livro desenvolve um denso mistério, uma série de puzzles e conhecimentos que, de tão densos que são, só podem originar uma revelação que deixe o leitor de boca aberta. E não é bem isso que acontece... O grande mistério revela ser um pouco mais banal do que podemos pensar.

Portanto... Se procuram um bom livro, um mistério denso e repleto de esoterismo e palavras metafóricas, este é o tal. Mas convém lerem na melhor altura, sem outras coisas em cima.


(Já agora, esta edição vem com um bloco onde se encontram os supostos documentos que John Dee deixou... E o próprio leitor pode pegar neles e estudar o mistério =D)

Sem comentários:

Quem também lê