sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Vampiro do Dente de Ouro, de Álvaro Magalhães


Um tesouro escondido descansa num túmulo há muitos anos. Mas... Cada uma de três pessoas sabe uma parte do segredo. Mas uma delas acaba de morrer. Pode alguém acordar do grande sono que é a morte? Onde está... Quem é o vampiro do dente de ouro?

Se já é adulto e pensa "Eu já não tenho paciência para livros assim, são demasiado juvenis...", eu respondo-lhe "Olhe que vai querer ler esta colecção...". Se não ler, vou ter imensa pena de si.

"Triângulo Jota" não é uma colecção juvenil igual às outras. Não se aproxima de "Uma Aventura" ou "Os Cinco". Esqueçam essa ideia. Esta colecção é, para mim, das mais originais, não fosse o género que abarca, e uma das melhores que poderão ler!

Dos livros que já li desta colecção, a qualidade de cada volume é a mesma: excelente. Álvaro Magalhães delicia os leitores com um mistério adocicado com uma mistura de terror e aventura!
Todos os livros desta série são relacionados com o sobrenatural. E não podia ser melhor!

Este "O Vampiro do Dente de Ouro" parece-me ser aquele que mais próximo anda no tema da morte (meu Deus, ultimamente estou virado para a morbidez! O.O). No entanto, é levado com bastante leveza, aliás é um livro juvenil que conta a aventura de três jovens na solução de um mistério: onde está o morto que fugiu do caixão (sim, porque ele só pode ter fugido... E estava bem morto!)? Os vampiros existem? E a fuga do morto tem a ver com um tesouro cuja localização apenas pode ser dita por esse morto? Tudo indica que sim...
Uma leitura verdadeiramente aliciante. Cheia de mistério e emoção, e não é nada fútil, nem ficamos com a impressão de que "eles estão sempre no sítio certo à hora certa". Aparte o sobrenatural, há realidade!

É um livro para relaxar, para ler num dia e para arejar a cabeça de coisas mais pesadas! É muito bom! Para desanuviar um bocadinho... E o final, sem ser totalmente imprevisível, não deixa de nos agradar. Nota-se que, daqui para a frente, o autor quer tomar temas mais obscuros (e, de facto, isso acontece nos próximos livros). Só tenho pena que a conclusão tenha sido ainda demasiado "terra-à-terra", e talvez haja por ali um pouco de cliché.
No entanto, aconselho começarem por "Pelos Teus Lindos Olhos" e "O Senhor dos Pássaros", que para mim são os melhores e aqueles que estão mais ligados ao sobrenatural! Experimentem! E não deixem de prestar atenção a este!

20 comentários:

Isabel Maia disse...

Apesar da inexperiência dos 3 actores que representavam a Joana, o Joel e o Jorge, adorei a série que a RTP patrocinou baseada na colecção. Só as vistas da "minha" bela cidade Invicta já valiam a pena. "O Vampiro do Dente de Ouro" foi um dos meus episódios preferidos.

flicka disse...

Esta colecção era uma das minhas preferidas desde que sairam publicados pela 1ªedição!! Tenho muitos livros desta colecção na estante, não me importava de os reler para relembrar as aventuras, pois, infelizmente, já não me recordo delas tão nitidamente, só vagamente, uns bocados soltos: objectos de culto, religião -lembro-me que havia um grupo que sacrificava humanos(acho que a Joana tinha sido raptada para ser sacrificada ou estou enganada?), noites assustadores, etc... Lembro-me que adorava este tipo de mistérios. Claro que esta colecção é completamente diferente da dos "Cinco" e outros da Enid Blyton. E também digo que é para todas as idades. São mistérios interessantes! :)
Hei-de os reler!

Paula disse...

Parecem muito interessantes!
Vou anotar ;)

Alice disse...

Eu gostei muito de um que até já tem a capa nova (depois da serie de tv) que é "O Morto Contente" mas quando me quero rir um bocadinho ainda vou desencantar o "Cinco dias e Cinco Noites". É de facto uma colecção fenomenal e que marcou muito a minha vida

Cidchen disse...

Olá, olá.. ó menino que já está de férias! :D

Olha, recebi ontem um presente! Sabes o que me ofereceram? Um livro! A História do Amor, de Nicole Krauss, conheces? Parece-me interessante...

Beijinhooos

Unknown disse...

Eu tenho a série quase completa e foram os livros que mais me marcaram quando mais nova comecei a ter gosto pela leitura. São de facto, livros bastante aconselháveis para qualquer idade.

Boas leituras :)

PallasAthena
livreo.blogspot.com

A Respigadeira disse...

:-D
Existem momentos que andamos mais morbidos, não é? Pessoalmente, eu adoro este tipo de história e sim, gosto de coisas mórbidas. Gosto muito de livros que nos tiram na realidade e nos introduz num ambiente completamente irreal e grotesco.

Mil beijinhos e boa semana!

Ana Carolina disse...

Todos devemos ler todos de livros. Ainda ontem li 3 ou 4 infantis.

Beatriz disse...

Eu já li o "Pelos Teus Lindos Olhos" e gostei imenso!

Pedro disse...

Isabel Maia,
infelizmente, não segui os episódios =(( Mas ainda bem que, pelos vistos, foram minimamente fiéis ao entusiasmo dos livros!

Flicka,
Acho que te referes ao "Guardado no Coração", por causa do sacrifício humano... E por causa da Joana, que se apaixonou pelo rapaz que seria sacrificado... A verdade é que só estou a ver esse! =PP
Os mistérios são imperdíveis, esse toque de sobrenatural é fascinante!
Mas ainda bem que é diferente dos Cinco, por exemplo, que simplesmente adorei todos os volumes! Esta acaba por ser original.

Paula,
merecem, é uma colecção bastante boa!

Alice,
Ah, tenho cá "O Morto Contente" por ler! =D Depois darei a minha opinião ;)

Cidchen,
é verdade, de férias mas atarefado <_< Algumas vezes ponho-me a pensar se não me sinto mais organizado durante a escola =P
Não conheço, mas QUERO SABER A TUA OPINIÃO! Fui pesquisar e parece que é bastante bom! ;)

PallasAthena,
não tenho a série nem por metade =/ mas caminho para lá! =D Acho que vale a pena para todos!

Clara,
sim, estamos sempre numa onda qualquer x) O que nem é mau de todo, ensina-nos a explorar...

Ana Carolina,
há livros infantis que são super originais! Um dia indico uns que são imperdíveis, lêem-se em 1 minuto mas são bastante bons...

Borboleta,
é dos meus preferidos! =DD

Um grande abraço

anaaaatchim! disse...

Não se pode comparar o Triangulo J com os Cinco é Pedrooooo, e olha que eo gosto dos 2. Mas são incomparáveis! (por acaso sabes quando foram escritos os Cinco? ;))

Apesar de só ter lido o Triangulo Jota até ao nr 5 (Ao Serviço de sua Majestade), tenho-os todos (são 20 até ver), e conto lê-los. Mas de juvenis, para já ando a ler outras coisas =)

Acho que fazes bem em continuar a ler juvenil de quando em vez ;)

Pedro disse...

Anaaaatchim, eu sei quando os Cinco foram escritos! x) E como disse as duas colecções não têm nada a ver!

"Não se aproxima de "Uma Aventura" ou "Os Cinco"."

Li "O Olhar do Dragão", "Guardado no Coração", "Corre Michael Corre", este, "Pelos Teus Lindos Olhos" e "O Senhor dos Pássaros", mas os dois últimos são os meus preferidos!!!

Anónimo disse...

tenho quase todos os livros e gosto mt graças a minha irma mais velha

Sara Inês disse...

Que Giro!! Eu adorava este grupinho, o triangulo Jota *-* Gostei especialmente do Guardado no Coração (1 e 2), já leu? Já percebi que gosta de livros com coisas ligadas ao sobrenatural, este é mais romance... Mas é tão querido

Alice disse...

Olá, encontrei o teu blog precisamente por causa desta colecção.
Fui viciada nela quando adolescente, por ser completamente diferente d'"uma aventura" e tenho os livros todos até aos das "tres pedras do diabo". Mas depois disso nunca mais encontrei livros desta colecção. Sabes porque?
Tinha a sensação que haveria um novo chamado "a maldição" e agora aqui no blog vi alguem falar "do morto contente"...

Quanto à serie, foi uma coisa que sempre ansiei (desde que apareceu a primeira acerca das aventuras da AnaM.Magalhaes e da I.Alçada) mas sinceramente acho que a serie que passou do triangulo jota ficava bastante àquem dos livros...

Ja agora, adorei o blog!

Pedro disse...

Olá Alice!

Antes de mais, obrigado pelos elogios ao blogue, e agradeço que continues a comentar noutros livros que vou lendo! =D

Quanto a esta colecção, já vi que temos a mesma opinião! É realmente diferente, e devo dizer excitante a cada nova aventura.

Eu falei por aqui de "O Morto Contente", que é um novo livro da colecção. Já o adquiri. Talvez não tenhas reparado, não sei bem, que as capas desta colecção e o formato mudaram totalmente! Na minha opinião, gostava mais dos livros antigos, que tinham as ilustrações, e ainda aqueles que tinham a capa preta.
Acontece que, com a série, fizeram uma nova edição ;) Estes livros passaram a ter um formato um pouco mais (já não é bem de bolso...) e na capa aparecem os três protagonistas da série.

Fora a alteração da edição (e que pode passar ao lado se estiveres à procura deles, visto terem um formato diferente...), tenho-os encontrado com facilidade.

Abraços e boas leituras!

Alice disse...

Espera.. agora que penso melhor tenho a ideia de ter visto o episodio do morto contente e achar q era uma adaptaçao de um outro livro..

Pedro disse...

Alice,
bem, eu nunca vi um episódio completo, portanto =P

Anónimo disse...

Ola =)
Vejo que já venho atrasado uns anos, mas so vi agora pela 1º vez a serie televisiva (que esta a repetir na RTP2).
O triangulo Jota foi sem duvida uma das melhores coleções literárias que pude ter o prazer de ler.. Nao sei como são os ultimos porque como alguem ja referiu, pararam durante algum tempo (demasiado, a meu ver), ainda procurei durante uns tempos mas depois desisti..
Agora que sei talvez os compre para reler a coleção toda..

Quanto á serie, e foi esse o meu motivo de procurar sobre criticas da mesma, acho que por muito que sejam fieis aos livros (e bem), os atores ficaram um tanto ou quanto aquèm do que esta coleçao merecia, não so o inexperiente "triangulo" (mas que pela sua idade ainda se percebe), mas todos os outros "personagem", começando pelo Inspector Cavadinhas..
Uma pena, porque acho que com melhores atores, a serie poderia se ter tornado uma pequena serie de "culto" português...

Pedro disse...

Olá Anónimo! =)

Obrigado pelo teu comentário!
Nunca tive a oportunidade de ver a série, apesar de já ter reparado que anda a repetir na RTP2. Como já disse, eu adoro os livros e acho-os únicos no cenário da Literatura Juvenil. Os temas sobrenaturais, sinistros e obscuros, unem-se a uma escrita de grande qualidade. É com admiração que penso nestes livros e tenho muita pena de ainda não ter lido todos (um dia, um dia!).

Obrigado pela opinião sobre os livros e a série! Infelizmente, os livros nunca foram muito populares. Talvez isso também se traduza numa certa despreocupação com a qualidade da série televisiva? Já agora, estou bastante curioso para ver os episódios baseados nos livros mais "estranhos" (os que envolvem cenas de nudismo, actos macabros, sanguinolência). Será que foram ousados o suficiente?

Tentarei ver pelo menos um episódio para conseguir comentar, nem que seja para corroborar essa visão!

Boas leituras

Quem também lê