sábado, 11 de abril de 2009

Lua Nova, de Stephenie Meyer

(se ainda não leu o livro, agradeço que avance para os comentários... Isto porque não quero tirar o suspense e a expectativa, de qualquer maneira!)


Eu sabia que ambos corríamos perigo de vida. Mesmo assim, naquele instante, senti-me bem. Completa. O coração batia aceleradamente e o sangue corria-me, quente e veloz, nas veias. Os meus pulmões encheram-se do doce aroma que emanava da sua pele. Era como se nunca tivesse havido um buraco no meu peito. Sentia-me óptima - não curada, mas como se nunca tivesse existido qualquer ferida.

Um bestseller do New York Times

"Os adolescentes irão saborear esta nova aventura e ansiar por mais."
Booklist

"Desde a capa com uma orquídea até ao final, os fãs de vampiros consumirão vorazmente este intenso volume de uma só vez, voltando ao início para depois o devorarem de novo. Mantém um ritmo vivo e um equilíbrio quase genial entre o romance e a acção de cortar a respiração."
VOYA

"Lua Nova mais do que alimentar os desejos ardentes de sangue dos fãs do primeiro volume, deixa-os sem fôlego para o terceiro."
School Library Journal

"Esta história de amantes torturados por demónios seduz."
Kirkus Reviews

Antes de mais, adorei "Crepúsculo". Foi sem dúvida uma das melhores leituras de 2008!!
As expectativas para este foram, portanto, elevadas. Não foram demasiado elevadas porque li algumas críticas de confiança que não foram muito acolhedoras...

Enfim, li e posso dizer: gostei!!! Sim, atingiu as expectativas!
Não superou as expectativas...
Mas atingiu-as!

O livro é bastante diferente do primeiro. Mas bastante mesmo. Tanto a nível de escrita como de história.
Durante praticamente todo o livro, o Edward não aparece!! Ele vai-se embora (não vou dizer porquê) e durante 400 páginas nada de Edward... Meyer, compreendemos a sua escolha, mas acho que até você concluiu uma coisa: sem Edward não funciona. O Edward e a Bella são tudo nesta saga, eles os dois juntos são o par ideal. Por isso, por amor do meu coração, não me volte a separá-los!
Isso teve mais implicações... Bella aprofunda a amizade com Jacob, mas o livro é bastante mais mexido, com bastante mais acção do que "Crepúsculo"! Há pouca lamechice, há mais dinamismo!
Agora, sinceramente, sinto saudades da lamechice de "Crepúsculo". Porque acho que é isso que dá o encanto aos livros... Essa ligação entre Bella e Edward, esse "tu saltas, eu salto". "Lua Nova" pode ser mais absorvente por ser mais negro, ter mais acção, envolver mais seres e uma verdadeira história sobrenatural, mas pessoalmente senti saudades de me derreter com Bella e Edward.
Quanto à escrita, notoriamente Meyer procura melhorar o seu nível! Sim, parece-me que procura atingir maturidade na sua escrita! Frases mais elaboradas, por exemplo. E acho que isso se deve ao facto de ter apostado num livro mais "crescido" em relação a "Crepúsculo". Será que deu resultado?

"Lua Nova" torna-se um livro bastante mais forte do que "Crepúsculo", notoriamente mais maduro, não só pela escrita como pela história.
Acho que Stephenie Meyer procurou precisamente experimentar essa maturidade. Procurou separar Bella de Edward, procurou dar mais acção ao enredo, procurou amadurecer a sua própria escrita. A conclusão, para mim, é óbvia: esta saga não sobrevive com Bella e Edward separados, e por muito maduro que se torne a escrita da autora a partir do momento em que junta o casalinho é obrigada a voltar às origens, à escrita mais leve e apaixonada, à narração mais lamechas. Para mim, isso não é mau!

Dito isto, gostei bastante de ler "Lua Nova", não me desiludiu, e mais uma vez confirma-se que Meyer consegue aguentar até ao fim do livro! No entanto, tal como no primeiro livro, é visível que basta uma pequena alteração para a cativação se perder totalmente. Um passo em falso e caímos no aborrecimento. Felizmente, tal não aconteceu comigo.



P.S.: enquanto lia o livro pensava "Quero mesmo ler mais romances de vampiros." Nunca pensei ser fã de vampiros!

Além disso, quero criticar fortemente a tradução e revisão péssimas do livro! Não há cuidado com as frases ou as letras! Maiúsculas no lugar de minúsculas e vice-versa, tradução à letra (por favor, nem sempre é possível traduzir letra a letra do Inglês para o Português, as palavras ocupam posições diferentes, há regras gramaticais específicas!). Depois deparamo-nos com frases engraçadas como: "Oh jake, vai comer tudo bem!" (obviamente, é "correr", não comer!); "Debaixo de mim a superfície debaixo de mim..." (por favor, poupem-me! Pleonasmo desnecessário!!!).

17 comentários:

Tiago Mendes disse...

A tradução está de facto má, notei isso quando li em Janeiro. E essa do "comer tudo bem", então, fartei de me rir. xD

No entanto, não tenho a mesma opinião quanto ao facto de a história não ter pernas para andar sem o casal da Bella e do Edward juntos. Aliás, gostei mais do par Bella-Jacob, curiosamente.

Mas gostos não se discutem xD

Um abraço,
Tiago

Anónimo disse...

tb já li e gostei faltam-me os outros dois e nómada (principalmente este quero ler!)e já vi o filme :D

sempre adorei cenas sobre vampiros recentemente vi a série TRU BLOOD baseada nos livros de Charlaine Harris e graças ao interesse despertado por crepusculo ja se vendem na fnac e ate ja ha tradução :D:D

Sara Inês disse...

Olá :)

"Durante praticamente todo o livro, o Edward não aparece!! Ele vai-se embora (não vou dizer porquê) e durante 400 páginas nada de Edward... " Affff Meu Deus ... É isso que me faz gostar menos do livro!!! Sinceramente não suporto o Jacob (cãozinho pulguento lol)

"sem Edward não funciona." Não funciona mesmo -.- O livro sem ele perde a graça toda :|

Eu fiquei fã da escrita da Stephenie... Comprei o novo livro dela "Nómada" e adorei ... Gostei mais ainda que a Saga da Luz e escuridão :)

Acho que vai gostar (não sei se já leu, não vi mais nenhum post do seu blog)

Sofia disse...

Eu da autora li recentemente o Nómada, comprei-o no dia em que saiu (eheh) e adorei.
É realmente enorme, mas vale a pena para quem gosta do género.
Beijinho e obrigado pela sugestão**

Daniel C.da Silva disse...

Só para desejar Boa Páscoa.

Goastei da renovação da página e da pontuação gráfica ao lado.

Também tens um prémio la no canto para juntar aos que ja tens :)

Hugs

Maria Eugénia Ponte disse...

Olá, Pedro!
Deixei-te um "miminho" no meu blogue mas acho que me esqueci de te dizer... sou mesmo despistada.
Espero que a Páscoa tenha sido boa, ainda falta um restinho mas já é muito pequenino...
Beijinhos,
Gena

ainda mais estórias disse...

Tenho o maior preconceito com a série do crepúsculo, ainda não descobri o pq, mas prometo um dia ler e voltar para te contar o que achei.

Olá, estou passando para avisar que tem resenha fresquinha lá no Outras Estórias.
Passa lá pra ver.
Passa no Estórias Medíocres tbm e ajude a dar um nome ao novo jornal cultural que será lançado em Maio.

http://aindamaisestorias.blogspot.com

http://estoriasmediocres1.blogspot.com

Ana C. Nunes disse...

Eu sou da opinião do Tiago. Acho mesmo que Bella/Jacob funciona muito melhor que Bella/Ed e por essa mesma razão gostei muito mais deste 2º livro que do 1º.
Mas, gostos não se discutem, certo?

Pedro disse...

Tiago,
olha, eu não digo que não gosto do par Bella-Jacob... é uma amizade "querida". Mas nada mais. Quanto a Bella está com o Edward (quando a Bella ouvia a voz dele...) sinto o meu coração a bater mais forte, sinto o verdadeiro sabor do livro! É intenso para mim essa paixão. Por isso prefiro ver a Bella com o Edward.
Mas, claro, gostos não se discutem e desta maneira sempre descrevo mais detalhadamente a minha opinião ^^

the-doo-to-my-imaginarium,
Todos dizem que "Nómada" é o melhor livro dela, sinceramente eu não o queria ler mas depois de ler essas opiniões a vontade surgiu!
Quanto à série de Charlaine Harris, já publiquei o poste onde falo das minhas aquisições! =D Também estou com a queda para os vampiros x)

Sara Inês,
acho que as nossas opiniões convergem então =) também é por o Edward não aparecer que sinto que o livro perde a essência que veio do "Crepúsculo" =/ Quanto ao Jacob, até gosto dele! =PP Mas digamos que sou da mesma opinião da Bella LOL
Quanto ao "nómada", é por opiniões como a tua que quero lê-lo! O.O Não li mas tenciono!

Sophie,
mais uma! Sim, "Nómada" parece superar as expectativas! Se calhar vou mesmo adquiri-lo, porque nunca esperei que houvesse tanta gente a gostar dele...

Lobinho,
espero que tenhas passado uma Páscoa excelente!
Quanto ao prémio, obrigado!!! =D

Maria Eugénia Ponte,
em qual dos blogues?? xP

Janaína Moraes,
espero sinceramente que a leias, pode ser que gostes!
Vou já passar por lá ;D

Ana C. Nunes,
subscrevo o que disse ao Tiago ^_^ E deixo a minha vontade de saber o que acontece no Eclipse!

Um grande abraço

Bruno disse...

Não li o 1º livro, vi apenas o filme e estou curioso para ler esta saga para aguçar a curiosidade.

Achas que faço mal em começar a ler lua nova, apenas ter visto o filme crepusculo?

Pedro disse...

Bruno, não, podes ler à vontade. O filme é bastante fiel ao livro, embora tenha mais acção (o livro "Crepúsculo" é muito mais parado e bastante mais "lamechas"). Por isso, se queres saber o que espera de Bella e Edward, não fazes mal em ler já o "Lua Nova"!

No entanto, como leitor, não posso deixar de aconselhar que leias desde o primeiro livro, pois aí poderás comprar ambos os volumes... É contigo! Se estás com medo de perder o fio à meada, por só teres visto o filme, não te preocupes, pois o filme segue fielmente a história do livro.

Bruno disse...

Por regra, quando uma série/saga de é adaptada do livro para o cinema, costumo inicialmente ler os livros. Mas neste caso, vou fugir à regra, e vou ler a lua nova.
Claro que existem excepções, posso dar o exemplo de Harry Potter.

Obrigado pelo teu conselho e opinião como leitor.
Neste momento, estou a acabar de ler Revolutionary Road (para depois ver o filme) e a seguir vou ler o 1º volume Os Pilares da Terra, aquele livro que tu tanto adoraste e que foi graças a isso que suscitou-me a compra do livro.

Patrícia Cálão disse...

Partilho a tua opinião acerca da tradução e revisão do livro...péssimas!! Uma vergonha para a editora.

Também acho sinceramente que sem o Edward os livros não funcionam =D Apesar de ter gostado muito de conhecer o Jacob e ter gostado da personagem.

Também foi depois de ter lido esta série que comecei a querer ler livros sobre vampiros...coisa que sempre disse que não gostava e que nunca iria ler =D

Só que dar-te os parabéns pelo teu blogue. Gosto muito de ler as tuas críticas e sugestões, que já ajudaram a minha wishlist a crescer mais um bocadinho.

Lucinha disse...

alguem pode so me dizer se vai te a continuacao do amanhecer o livro 5?,esse crepusculo e muito bom,bjaooo

Pedro disse...

Laelany,
acho que foste das poucas com quem me identifiquei mais, e tem a mesma opinião que eu! =P

Lucya,
sim, EM PRINCÍPIO surgirá "Midnight Sun", "Sol da Meia-Noite", que será "Crepúsculo" segundo a perspectiva de Edward.

Artemis @ disse...

Concordo plenamente visto que li o livro Lua Nova em Ingles e depois dei uma espreitadelaZinha pequenina (Báááh voltei a ler o livro do inicio) e achei uma valente ******...
A vida em Ingles era muito mais facil e bonita... ai ai







p.s. - Nao sei se utilizas selos no teu blog, mas tenho um selinho do meu Blog para o Teu Blog..
Espero que aceites..
Já o sigo é bastante tempo e Ele aquece-me mesmo o coraçao.

p.s.2- Sei que nao parece mais tambem sou um Bookaholic de gema..
Só nao tenho tanto jeito como tu para os descrever. :/

Pedro disse...

Artemis@, já utilizei selos, mas entretanto larguei-os.
Ainda assim, agradeço sempre que os recebo, e é com muita honra! =) Muitíssimo obrigado pela consideração!

Vá vá, um Bookaholic só precisa de sentir o livro! Faço o meu melhor para descrever esse sentimento, mas não o conseguires fazer não quer dizer que não o sintas ;)

Eu não li nenhum dos livros de Meyer em inglês. Ultimamente, todos os livros de vampiros que compro são ainda assim na edição original LOL

Boas leituras

Quem também lê