quarta-feira, 25 de junho de 2008

Expiação, de Ian McEwan


Expiação, de McEwan, [é] o romance de todos os romances.
HELENA VASCONCELOS, in
Os Meus Livros


[Expiação é um] livro notável. Leiam-no: em primeiro ou em segundo grau, como história de amor ou como história da expiação do romance, ou ambas, tanto faz. No fundo, tudo o que é preciso saber é que, se uma pessoa tem a pouco sorte de saber alguma coisa, deve escondê-lo tanto quanto possa. Para não ter de andar a pedir desculpa. Leiam-no.

TEREZA COELHO, in
Público


Expiação é uma história sobre a culpa, o amor e o perdão. A escrita de Ian McEwan eleva-se a uma dimensão magistral, capaz de captar sentimentos fortes com uma sensibilidade fora do comum. Uma obra comovente, terrível e profunda.

PAULA MACEDO, in
A Capital


Expiação é um romance completo, para o qual faltam adjectivos: complexo, inteligente, culto, apaixonante.

JOSÉ PRATA, in
Os Meus Livros


LEIA O LIVRO, VEJA O FILME.


É caso para dizer: leia o livro!
Lindo, lindo.

Complexo. Comovente. Muito maduro.
Não é só uma história de amor, e quando acabamos o livro apercebemo-nos da maturidade da história. Ao longo da leitura vemos a sua complexidade, uma beleza.

De destacar a excelente descrição.

A verdade é que, quando estava na última parte do livro... Voltei atrás e comecei a ler tudo de novo! Foi por isso que demorei tanto! Porque comecei a ler o livro numa altura de exames, e embora gostasse dele parecia que estava a ler inconscientemente, demasiado levianamente, portanto decidi começar tudo de novo. A segunda leitura foi muito mais atenta e foi quando me apercebi da complexidade da história.

É uma leitura que embala e que nos deixa agarrados, não largamos o livro! Não é nada difícil de ler, acessível.
Comovente como é, não deixa de criar uma mistura de sentimentos, contraditórios ou não, que tornam a obra tão profunda!

Sem grandes pontos negativos a apontar, só vos aconselho uma coisa: não tenham expectativas. Sem expectativas apreciarão muito mais a obra. Eu gostei imenso do livro, mas se eu não tivesse criado expectativas com trailers, principalmente, teria sido muito mais encantador. Mesmo assim, cheguei ao fim com vontade de parar e... Ficar a reflectir, a digerir um pouco, pensar.
Fiquei comovido e nunca irei esquecer o livro: aquele amor, tão perfeito; a guerra, de um choque tremendo; a maneira como as várias personagens se desenvolvem e como pensam, e a maneira como as diferentes mentes chocam; a expiação; um final que não podia ser mais indicado, e que dá à obra uma maturidade que o distingue de outros livros românticos.

"The truth can only be imagine". Nem mais nem menos. O próximo passo é ver o filme, que segundo consta é fiel ao livro!

19 comentários:

Célia M. disse...

Subscrevo inteiramente tudo o que dizes. Decidi-me a comprar este livro devido ao facto de ter sido alvo de uma adaptação cinematográfica. Na altura, o filme ainda não tinha saído e não sabia muito bem o que esperar. Tinha lido a sinopse e pouco mais.
O livro é maravilhoso. A história é muito boa, mas, acima de tudo, julgo que o que "embala" o leitor é a escrita. Ainda não li mais nenhum do Ian McEwan, mas se os outros estiverem ao mesmo nível irá decerto tornar-se um dos meus escritores preferidos.

Cristina disse...

Também li recentemente o livro e apreciei bastante. Agora, tal como tu, tenho de ver o filme porque tenho quem me diga que até é melhor do que o livro.

djamb disse...

Tb adorei "Expiação". O enredo é fantástico e muitíssimo envolvente! Gostei sobretudo como nos deparamos com o choque entre realidades de pessoas aparentemente tão próximas e tão parecidas. É disso que é feito o nosso dia a dia: uma realidade e um mundo por cada pessoa!

anaaaatchim! disse...

Ora cá está mais um que não deve ser a minha praia, mas gostei da tua apreciação :) Parece que ficaste apaixonado... incondicionalmente! :)

flicka disse...

Tenho pena de ter visto primeiro o filme... devia ter feito o contrário, devia ter lido primeiro e só depois ver o filme, pois o livro é sempre mais profundo, mais transparente e nítido... Agora já é tarde demais, não consigo fazer o contrário, do filme para o livro. Enfim...
Mas gostei do filme, não tanto, mas gostei. Está bem filmado, os actores são excelentes. Entretanto, fico à espera da tua opinião sobre o filme, se é assim tão fiel ao livro (não estou muito convencida disto...).
Boas leituras! ;o)

Pedro disse...

Canochinha,
eu queria ver o filme, mas acabou por sair de cartaz e acabei por saber que era uma adaptação! Portanto, na feira do Livro, comprei o livro antes de ver o filme... =) A verdade é que, com os trailers, criei algumas expectativas que reduziram (embora minimamente) a minha emoção pelo livro... =/
Adorei a história, a escrita, e o próximo dele será, talvez, "Amesterdão", do qual não sei nada de nada, mas que me chama a atenção.

Cristina,
como acabei por não ver o filme no cinema, aproveitei para ler o livro! Só sei que o filme está fiel à obra, mas tal como tu espero que o filme seja excelente... =)

Djamb,
sim, um enredo que cativa imenso! Concordo plenamente contigo: uma realidade para cada pessoa, e este livro mostra mesmo isso. O que o torna genial ;)

Anaaaatchim,
Apaixonado, sim, um pouco... =$
Bem, não é um "livro chiclet", como gostas de chamar, mas é mesmo bonito, experimenta um dia destes!

Flicka,
eu também era para ver o filme primeiro, mas como saiu de cartaz...
Quando vir o filme, posto a minha opinião. Entretanto, lê o livro, aconselho! (olha que eu estou fiel quanto à fidelidade...)

Um grande abraço

Livros em 2ª Mão disse...

Este seria um livro que não compraria, não fosse as opiniões que tenho visto nos últimos tempos de muito boa gente! Sendo assim, já me decidi a comprá-lo na feira do livro do Continente/Modelo. Qualquer dia dou a minha opinião. :)

marcia disse...

Eu vi o filme e agora já não tenho muita vontade de ler o livro. As imagens do filme impede-me de criar o meu proprio filme enquanto leio. Pode parecer estranho mas é para mim muito desmotivante.

sonjita disse...

Ainda não vi o filme e também não li o livro mas sei que é uma bela história! É uma recomendação mas a lê-lo tem que ser antes de ver o filme senão... ardeu! Não gosto de ler aquilo que já sei.... estraga a magia.
bjoka

JPD disse...

Olá Pedro

Belíssima sugestão.
Sou um incondicional do McEwan.
Tenho o filme em casa.
Oportunamente hei-de fazer comentário.

_tita_ disse...

Este livro faz parte da minha lista de livros a comprar. E pela tua opinião, acho q vale mesmo a pena fazer parte da biblioteca :D

Tb tenho mt curiosidade sobre o livro q estás a ler de momento "a rapariga que roubava livros" e q tb consta da minha lista =P

Fico a aguardar a tua opiniãp ;)

Pedro disse...

Livros em 2.ª mão,
se eu tivesse visto o filme primeiro, ou se o filme não me tivesse interessado, provavelmente passaria ao lado. Mas ainda bem que não =)

Marcia,
não é estranho, compreendo-te. Ver o filme primeiro cria uma imagem e uma sensação que o livro acabará por não transmitir. As palavras perdem um pouco o fulgor.
Mas aconselho-te a ler o livro, talvez acabe por ser bom!

Sonjita,
uma bela história, bela! E sim, lê antes de ver o filme, faz como eu. Acaba por ser uma leitura muito mais encantatória!

JPD,
Boa! Eu gostei deste "Expiação", e o próximo acredito que seja "Amesterdão". Até lá... Espero por esse comentário ;)

_tita_,
vale mesmo a pena, aproveita (não sei quanto a ti, mas a minha lista é só por si um livro... =S)!
"A Rapariga que Roubava Livros" é um livro muito original e... Mais não digo, brevemente acabo e posto a minha opinião =D Mas desde já, acho que é uma óptima leitura.

Um grande abraço

_tita_ disse...

Pedro, a minha lista tem quase 60 livros e vai crescendo =P
E acredita q vou comprar os 2 ;)

Pedro disse...

60?!

Ai Meu Deus... Eu tenho um pouco (muito) mais que 60... =$
Mas pronto, vai-se comprando, o terrível vício de querer todos os livros =/

Até que isso não seja possível, vou-me contentando com boas leituras.

_tita_ disse...

Pois é, os livros são um vício :D mas considero-os um dos bons vícios, o problema é a carteira eheheheh
Todos os dias faço a ronda a ver se há livros novos q me interessem ;)

Victor Figueiredo disse...

Agora é tarde. Já vi o filme...!
:)

Pedro disse...

_tita_,
se não fosse o problema da carteira! =/ Ainda por cima todos os dias um novo me interessa!

v.f.,
bem, sempre podes ler, não há mal nisso!
E gostaste do filme?

Pinheiro Asiático disse...

Não cheguei a ler o livro mas pelo que já vi de imagens o filme parece espectacular! Nestas férias este filme vai para lista de filmes obrigatórios que tenho de ver. :P Ainda por cima entra uma das minhas actrizes favoritas, a Keira Knightley. T_T

Pedro disse...

Pinheiro asiático,
antes de saber que existia um livro, o filme encantou-me, mas ainda não tive a oportunidade de o ver.
Se gostas de ler, aconselho a leres primeiro o livro e a ver o filme depois. Dessa maneira, acho que poderás apreciar tanto uma coisa como outra ;)
Não cries expectativas com a história! Sei de pessoas que esperavam uma coisa e saíram defraudadas. Eu adorei o livro, e aconselho vivamente. Ver o filme será o próximo passo (também gosto muito das actuações de Knightley =) )

Quem também lê