quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Breve História do Tempo, de Stephen Hawking

Nos dez anos passados desde a sua publicação em 1988, o livro de Stephen Hawking tornou-se uma referência incontornável da divulgação científica, com mais de 9 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Essa edição encontrava-se no limiar do que era então conhecido acerca da natureza do universo. Mas a última década tem assistido a avanços extraordinários na tecnologia de observação dos mundos micro e macroescópicos, confirmando muitas das previsões teóricas do professor Hawking. Com o intuito de incluir os novos conhecimentos revelados por essas observações no texto original, o autor escreveu uma nova introdução, actualizou os capítulos originais e acrescentou um capítulo inteiramente novo sobre o tema fascinante dos buracos de verme e das viagens no tempo.

A Breve História do Tempo conduziu habilmente os não-cientistas de todo o mundo na busca contínua dos segredos escondidos no coração do tempo e do espaço. Esta edição mostra claramente o motivo pelo qual o eloquente clássico do professor Hawking transformou a nossa visão do universo.

«Vivo e provocador... o Sr. Hawking é claramente detentor dos dons naturais de um professor - humor fácil e bem-disposto e a habilidade de ilustrar proposições altamente complexas através de analogias retiradas da vida de todos os dias.»


The New York Times

«Charmoso e lúcido... [Um livro] brilhante.»


The New Yorker

«Este livro alia o espanto de uma criança a um intelecto de génio. Viajamos no Universo de Hawking maravilhando-nos com a sua mente.»


The Sunday Times (Londres)

«Hawking consegue explicar as complexidades da física cosmológica com uma combinação empenhada de clareza e inteligência. Um cérebro de extraordinário poder.»


The New York Review of Books



Sou um apaixonado por Física Teórica. Aliás, tudo o que envolve o Universo que nos rodeia, desde as estrelas que observamos aos mais profundos mistérios da existência, me chamam a atenção. O Universo é infinitamente fascinante! Ou talvez não seja infinito? É sim repleto de questões que atormentam os humanos há milhares de anos e que só agora, na nossa maravilhosa época, começamos a responder. Começamos, porque muito ainda há por descobrir, muitas teorias ainda por calcular e nem as hipóteses mais aceites são garantidamente certas. Alguma vez o serão? Algumas vez chegaremos à teoria definitiva, a definição completa do Universo? Ou uma Teoria Unificada que explique como Tudo funciona? Questões, questões, questões. Questões que adoro levantar e que adoro explorar.
Este livro numa palavra: delicioso. Desde as primeiras páginas que me vi a ser completamente saciado. Cada perspectiva do Universo e dos seus elementos que Hawking nos convida a explorar é um enorme deleite, um desafio que alimenta a mente.

A verdadeira estrutura do Universo, as novas definições de Tempo e Espaço, e as partículas e forças que regem tudo o que existe são os temas nos quais Stephen Hawking, um génio da nossa era, se debruça e tenta explicar numa linguagem acessível. Neste livro não há equações matemáticas complicadas, mas sim teorias em linguagem comum, explicadas com exemplos simples e em esquemas que qualquer pessoa pode compreender.

Não que funcione sempre. Os assuntos que Hawking levanta são extremamente intressantes para quem se interessa pelo assunto. Se tem curiosidade em saber como buracos negros funcionam, o que é o Tempo e o que é o Espaço, de que é que somos formados, como é que as forças do Universo funcionam (desde a gravidade às que mantêm os átomos ligados), por favor leia. Mas nem sempre é fácil descomplicar as teorias mais cumplicadas. A linguagem científica rapidamente predomina, e conhecimentos básicos de Física (e nem tão básicos assim, como o spin) são necessários para conseguir ler o livro e perceber relativamente bem os assuntos, ou não adormecer. Sinceramente, uma pessoa que não esteja habituada a ler sobre Física é bem capaz de chegar a meio do livro e perder-se.

Infelizmente, não se pode dizer que seja o livro mais actual pois foi revisto pela última vez há mais de dez anos... Entretanto novas hipóteses, e novas descobertas, foram realizadas. Não obstante, as novas observações não são suficientes para mudar a perspectiva do Universo que Hawking oferece, e muito do que se descobriu veio apenas confirmar o que este livro teoriza! Para além de que será sempre um clássico na Literatura Científica, obrigatório para quem se interessa pelo assunto.


Sem comentários:

Quem também lê