quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Literatura 2014 - Patrick Modiano

(http://www.lefigaro.fr/livres/2012/10/03/03005-20121003ARTFIG00639--l-herbe-des-nuits-de-patrick-modiano.php)


Patrick Modiano é o Prémio Nobel da Literatura 2014.

Considerado por muitos o escritor francês mais importante do nosso tempo, é uma figura relativamente desconhecida internacionalmente. Felizmente, e como acontece com bastante regularidade aos vencedores deste prémio, o resto do mundo terá o prazer de conhecer a obra deste senhor.

Pessoalmente, também não conhecia. Espero em breve poder ler o seu trabalho, pois parece-me fascinante!

Até lá, vale a pena conhecer a pessoa por detrás do escritor:

Nasceu a 30 de Julho de 1945, tendo completado 69 anos. Alguns dos prémios que já recebeu foram o Austrian State Prize for European Literature (2012), o Prix Mondial Cino Del Duca do Institut de France pela sua carreira literária (2010), o Prix Goncourt (1978) e o Grand Prix du Roman de l'Académie Française (1972).

As suas obras têm como cenário principal a Segunda Guerra Mundial e a ocupação de França pela força nazi. Passam-se quase sempre em Paris, descrevendo também a cidade, as suas pessoas e a sua evolução. Os seus romances debruçam-se sobre o tema da identidade, da existência da pessoa, da memória.
Nas suas palavras: "Depois de cada romance, tenho a impressão de ter esclarecido tudo. Mas eu sei que voltarei outra e outra vez a pequenos pormenores, pequenas coisas que são parte daquilo que eu sou. No fim, todos somos determinados pelo sítio e o tempo em que nascemos".
Não só escreve romances como também argumentos para cinema, canções e livros infantis.
O prémio Nobel é atribuído "pela arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inatingíveis e descobriu a vida do mundo da ocupação alemã".

Publicou inúmeras obras, mas apenas duas parecem estar neste momento disponíveis em Portugal: O Horizonte e No Café da Juventude Perdida. Parece que várias outras obras já foram publicadas no nosso país, mas infelizmente as suas edições não são recentes e tornam-se bastante difíceis de encontrar. Com este prémio, certamente muitas mais obras serão editadas para a Língua Portuguesa!


Página da Wikipedia sobre o autor
Notícia do jornal Público online sobre a atribuição do Nobel ao autor



Quanto à atribuição do Prémio, não tenho qualquer opinião senão que parece ter sido merecido. Bem sei que todos os anos há uma grande consternação por os favoritos não ganharem (este ano foram Haruki Murakami e Ngũgĩ wa Thiong’o). Mas creio que é altura de ultrapassar essa discussão. Murakami, Philip Roth, Cormac McCarthy, e muitas outras dezenas de autores por esse mundo fora são igualmente merecedores do Nobel e qualquer outro prémio. Infelizmente, só um é atribuído por ano. Portanto, deixem as apostas de lado e preocupem-se antes em explorar cada um destes maravilhosos escritores, porque com ou sem Nobel as suas obras continuam presentes para serem apreciadas!

Sem comentários:

Quem também lê