domingo, 28 de setembro de 2014

O Filho do Dragão, de Sandra Carvalho

Após a batalha que reduziu a Ilha dos Sonhos a cinzas, Kelda assume-se como Sacerdotisa dos Penhascos para salvar o seu povo. Durante a longa viagem que a levará à Terra das Montanhas de Areia, a jovem guerreira interroga-se se irá encontrar Halvard, o seu irmão gémeo marcado pelo destino para concretizar a profecia do Filho do Dragão. Contudo, antes terá de combater Deimos, o rei do Povo do Fogo, e o terrível feiticeiro Sigarr. Entretanto, o tempo dos povos livres esgota-se. Na Terra das Montanhas de Areia, centenas de navios de guerra estão prontos para navegar rumo ao Império e à Grande Ilha. Na Ilha Sagrada, os Seres Superiores conspiram para se apoderarem das Lágrimas do Sol e da Lua. Kelda apenas pode contar com a preciosa ajuda da Observadora Íris, a única que tem a coragem de contradizer o Conselho. Todavia, para cumprir o plano da feiticeira, deverá fingir que pactua com o inimigo, enquanto a Arte Obscura ameaça dominar-lhe a vontade. Conseguirá Kelda manter a essência pura, libertar o irmão da influência de Sigarr e desviá-lo do trilho da perdição? Ou já estará o coração de Halvard corrompido pelas trevas? Quando as trompas de guerra soarem, poderá a decisora salvar os Viquingues e os Aliados? Ou será obrigada a erguer armas contra aqueles que jurou proteger? 


Seguindo a história de Kelda, vimo-la a mudar o rumo do destino de todos no último livro, A Sacerdotisa dos Penhascos, numa reviravolta de eventos absolutamente emocionante. Agora, ela vai parar a terras estranhas, contactar com os Feiticeiros e reencontrar o seu irmão, Halvard. Finalmente, a esperança inflama no seu coração e ela lutará pela recuperação do irmão, onde quer que isso a leve. No entanto... Halvard está cada vez mais obcecado pela profecia. Ele é o Filho do Dragão. Será que o amor que ele próprio nutre pela irmã é suficiente para o curar da loucura?

Um livro muito, muito mais negro e violento do que aquilo a que Sandra Carvalho nos habituou. Impossível ser de outra forma quando nos deparamos com uma personagem tão maquiavélica, insana, como o Filho do Dragão! Talvez seja estranho para alguns leitores pouco acontecer para além da intensa caracterização das personagens (todos os livros até agora têm oferecido sempre bastante trama com enredos diferentes em todos os sentidos), mas é uma "pausa" necessária para construir decentemente esta história. Para além de que, apesar de pouco avançar, não deixam de haver surpresas que nos fazem querer ainda mais saber o que irá acontecer no fim a todas as personagens que amamos e odiamos!

Tão bom quanto o anterior, igualmente emocionante. Diferente da leitura a que estamos habituados, visto que o espaço é completamente diferente: não há Viquingues nem Países Nórdicos, mas sim desertos de areia e um povo a fazer lembrar os árabes, apesar de infelizmente o potencial destes novos cenários mal serem explorados... Talvez numa outra saga, numa outra história. Também não há Montanhas Sagradas nem intervenções de magia caída do céu. Diferente, sim, mas para mim é uma mudança positiva.

Para além da acção mais violenta, quase difícil de encarar (que eu, confesso, aprecio bastante, já que parece vir dar à história novos ares, um fôlego renovado), temos bastantes personagens novas (desde Erebus, um "monstro" com um coração bondoso, e Halvard) e mesmo as antigas não são as mesmas! Falo, claro, de Sigarr, o malvado feiticeiro que conhecemos desde o primeiro livro e que não só se torna absolutamente principal (aliás, é provavelmente a personagem mais interessante que já apareceu em toda a saga) como se revela capaz de fazer abalar as nossas convicções. O que quer que aconteça no próximo livro, o último livro... Sandra Carvalho deixa-nos o mais entusiasmados possível, totalmente prontos para o grande final!



Sem comentários:

Quem também lê