sábado, 20 de setembro de 2014

Lágrimas do Sol e da Lua, de Sandra Carvalho

Neste terceiro volume de A Saga das Pedras Mágicas a acção e a magia continuam empolgantes. No coração da Floresta Sombria, Aesa, rainha do povo vândalo e mestra da Arte Obscura, engendra um plano para se apoderar das sete pedras mágicas da Feiticeira Aranwen. Entretanto, na Ilha dos Sonhos, Catelyn e Throst, o Guerreiro-Lobo, preparam as suas filhas Edwina, Thora e Freya para assumirem os seus próprios destinos. Edwina, a primogénita, aceita tornar-se Guardiã da Lágrima do Sol e aguarda o chamamento da Pedra do Tempo. Do outro lado do mundo, Sigarr, irmão de Aesa, treina Edwin para servir os seus desígnios. tentando concretizar a profecia que dita que o filho varão do Rei da Lua e da Rainha do Sol terá o poder de fundir a Arte Obscura e a Arte Luminosa para atingir o conhecimento absoluto. Mas será ele capaz de transformar a essência profunda do seu pupilo... ou ainda haverá esperança de salvar Edwin e libertar a Lágrima da Lua?


Continuando a minha jornada numa das maiores sagas fantásticas da Literatura Portuguesa, avanço para o seu terceiro volume e uma nova geração de personagens. Desta vez, a protagonista é Edwina, filha da protagonista dos dois livros anteriores. Nasceu destinada a tornar-se Guardiã da Lágrima do Sol e combater o Mal. Mas os sentimentos vão-se interpor naquela que é a sua missão de berço quando começa a afeiçoar-se a Edwin, seu primo e servo de um mestre de magia negra...

É impossível não sentir a diferença de protagonistas (a personalidade de Edwina ainda não é tão cativante quanto a da sua mãe), mas de qualquer forma a leitura mantém a mesma paixão, a mesma força para agarrar o leitor!

Se em O Guerreiro Lobo a história já se começa a adivinhar bastante intrincada (a prometer vários livros pela frente), este volume vem apresentar os muitos enredos que nos vão acompanhar praticamente até ao fim da saga! A história de Edwina com Edwin, a Ilha dos Penhascos, o Povo da Terra, o Povo do Fogo, o Reino dos Viquingues, o Reino dos Vândalos, o Império... Por muito que custe a acreditar, cada um destes cenários vai originar uma intriga diferente! E todos eles se vão cruzando, alguns mais discretamente que outros mas, mais uma vez, a premonizar ligações futuras (e talvez essenciais para o culminar de toda a saga!).
Para não variar, Sandra Carvalho constrói a sua história à volta do legado de várias famílias, resultando numa panóplia de irmãos e irmãs, primos e primas, que continuam a baralhar o leitor menos atento. Uma vez que não é fácil apreender todas essas ligações imediatamente (continua a ser um pequeno ponto fraco na narrativa da escritora), recomendo vivamente a desenharem uma árvore genealógica o mais completa possível para ajudar a visualizar todo o elenco da história.


Para alguns, isto pode ser muito confuso. A quantidade de personagens, a quantidade de fios condutores, por muito que se entrecruzem, podem chatear um leitor menos paciente. Para mim é, aliada à escrita de Sandra Carvalho, a mais valia de toda esta saga! Talvez a história nem seja a mais original de todas, ou a mais surpreendente. Talvez não. Mas é delicioso depararmo-nos com uma história tão rica em destinos cruzados, por vezes baseados em pormenores de livros anteriores ou que sabemos que serão fundamentais em livros seguintes! Este exercício de escrita sempre me encantou e Sandra Carvalho sabe o que faz. Espero confirmar com os próximos livros que, de facto, toda a saga foi bem pensada até à última página.

Talvez por se tratar de uma nova geração, e porque esta se estende por três livros, Lágrimas do Sol e da Lua fica na memória como uma introdução. A escrita cativante de Sandra Carvalho continua a fazer deste livro uma leitura à qual vale a pena dedicar o nosso tempo, e a apresentação de novas personagens e novos enredos promete-nos muito suspense e grandes emoções. Contudo, por agora não passa disso, uma promessa. É apenas a primeira parte da história.

Por isso mesmo, acaba por ser o livro menos empolgante, obviamente inferior às emoções de O Guerreiro-Lobo. Mas não é caso para ficar desanimado, porque profetiza desenvolvimentos imperdíveis nos próximos livros! Continua a ser uma leitura que recomendo a quem gosta de Fantasia, a quem gosta de romances, a quem gosta de um Bom livro, de uma Boa leitura, que o cative quase inesperavelmente.



Sem comentários:

Quem também lê