domingo, 29 de julho de 2012

A Glória dos Traidores, de George R. R. Martin

 SPOILERS

"A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel."
-SF Reviews.net


O bafo cruel e impiedoso do Inverno já se sente. Quando Jon Snow consegue regressar à Muralha, perseguido pelos antigos companheiros do Povo Livre, não sabe o que irá encontrar nem como será recebido pelos seus irmãos da Patrulha da Noite. Só tem uma certeza: há coisas bem piores do que a hoste de selvagens a aproximarem-se pela floresta assombrada.

O Jovem Lobo também está em viagem, na companhia da mão e do tio, numa tentativa de reconquistar duas coisas fundamentais para os Stark: a aliança da Casa Frey e o Norte. A primeira parece bem encaminhada, mas é sabido como o velho Walder Frey é traiçoeiro. Quanto à segunda, é uma incógnita, pois a tarefa que lhe cabe é quase impossível: conquistar Fosso Cailin a partir do sul.

Em Porto Real, há dois casamentos em perspectiva, qual deles o mais importante para o destino dos Sete Reinos. Mas quem sabe o que os caprichos do destino têm reservado para os noivos? Jaime Lannister, agora mutilado, regressa para junto dos seus sem saber o que o aguarda. E do outro lado do mar, o poder dos dragões renasce, com Daenerys à cabeça de uma hoste de eunucos treinados para a guerra e finalmente rodeada de amigos. Mas serão esses amigos... dignos de confiança?
 "Agarra-nos e nunca mais larga. Brilhante!
-Robert Jordan

 FIM DOS SPOILERS
Começo assim a ler aquilo que nunca cheguei a ler. Avanço finalmente nesta saga que já é das melhores alguma vez escritas.
E que livro. Que livro! Aqui está tudo aquilo que Martin prometeu: fazer-nos arrancar os cabelos, fazer-nos gritar, parar o nosso coração.
George R. R. Martin desde o início que nos prometeu que não seria piedoso com as suas personagens. E não é. Há muitas mortes, mortes inesperadas, mortes que mudam drasticamente todas as esperanças que tínhamos para a história. Mas a verdade é que nada é manipulado, toda a história soa tão real quanto possível, e na realidade nem sempre os "bons da fita" conseguem escapar.
Nem os maus.

Tal como A Tormenta das Espadas, não existe um único capítulo aborrecido, as surpresas vem atrás de surpresas, profecias são concretizadas. Cada vez mais amamos certa personagem, cada vez mais odiamos outra, e algumas surpreendem-nos, começamos a nutrir sentimentos por algumas que costumávamos odiar. É assim este livro, uma miscelânea de emoções à flor da pele. E, finalmente, muitos segredos são desvendados. Finalmente, a história parece verdadeiramente avançar e sentimos que é dada às personagens (as sobreviventes pelo menos) uma oportunidade de uma conclusão, por agora! Praticamente perfeito em todos os sentidos.

O único ponto negativo (sim, por incrível que pareça, há um) é que, apesar das muitas surpresas, quem agora vai ler o livro já sabe que vai esperar essas mesmas surpresas. Ou seja, mesmo não sabendo quem morre ou como morre, sabemos que vai haver muitas mortes, mortes que nos vão desagradar, portanto de certa forma estamos mentalmente preparados para o que vamos encontrar.
Apesar de tudo, e como já disse anteriormente, continuo irremediavelmente fascinado não por acontecimentos presentes mas mais ainda pelas profecias prometidas, pela história passada (a verdadeira origem das Crónicas de Gelo e Fogo, aquando o fim dos Targaryen e o nascimento de algumas personagens) e o seu destino futuro. Não consigo parar de roer as unhas de excitação ao tentar imaginar o que ainda está reservado para todas as personagens.

Avanço já para o próximo, O Festim dos Corvos. Dizem que é bastante mais fraco do que os anteriores, mas mal posso esperar por pegar nele! O próximo livro tem de ser diferente, há demasiadas reviravoltas e a vida das personagens muda drasticamente, e estou ansioso por ver qual será o seu novo destino.


2 comentários:

nuno chaves disse...

É de facto um livro de tirar a respiração... se puderes parar, acredita que vais retirar muito mais proveito da leitura do seguinte "O Festim dos Corvos".
De facto quer o 7º quer o 8º livros Ediç. Port.são mais pausados e vêm por um pouco de água na enorme fervura que este livro nos ofereceu.
Abraço e boas leituras.

http://nososlivros.wordpress.com/2012/07/12/o-festim-dos-corvos-george-r-r-martin/

Pedro disse...

Olá Nuno!
É muito estranho se eu disser que estou a ADORAR "O Festim dos Corvos"? Não fiz nenhuma pausa, nem tenciono fazer até "Os Reinos do Caos", e confesso que estou a gostar muito, muito mais do novo rumo dos livros. Personagens novas, sítios novos, novos destinos, sinto que finalmente Martin avançou na história e arriscou uma nova etapa da série. Ainda há surpresas, e embora não sejam "chocantes" não são menos entusiasmantes.
Estou quase, quase quase a acabar o livro e creio que estarei sozinho na minha opinião.

(obrigado pelo endereço, lerei a tua crítica quando acabar o livro!)

Boas leituras

Quem também lê