sexta-feira, 11 de junho de 2010

Comprei isto...



Ultimamente tem andado com alguma fama este tipo de caderno.

Nunca fui de ter agendas, aliás não me organizo nada com elas. É um pouco estranho dizer isto de uma coisa cuja única função é mesmo organizar a nossa vida, mas em boa verdade não me serve de nada estar a apontar planos.
Pelo menos hoje.

Entretanto, li aqui e ali sobre um certo "moleskine" que nos dava a possibilidade de apontar coisas sobre as nossas leituras, como uma espécie de registo. Achei interessante! Tenho este blogue, tenho o Book Collector, tenho Goodreads embora não o utilize (e podia, dadas as suas funcionalidades), participo no fórum Estante de Livros onde posso registar toda a minha actividade, mas ainda assim não tenho andado muito "em cima" disto tudo. No Book Collector já nem mexo, embora seja o mais completo que alguma vez encontrei!

E isto do Moleskine Passion: Books pareceu-me outra experiência. Primeiro, é algo mais palpável e é um caderno todo janota. Depois, acho que vou sentir algum gozo em encher aquilo com a minha letra (até precisar de outro).

Só tenho pena de que um livro só possa ocupar uma página.

Meus amigos, vamos ver se me dou bem com isto. Comprei sem saber bem o que era, mas estou a gostar de todo o visual. Medo: ficar viciado (é que existe para todos os gostos!)





O que acham? Aliciante não?

11 comentários:

A. disse...

As agendas Moleskine nunca me fascinaram muito e eu até gosto de usar agendas e caderninhos para apontar tudo e mais alguma coisa!! Mas este Book Journal parece-me bastante interessante!! Acho que também vou querer um para mim! =D

Borboleta disse...

Bem adorei a ideia!!! Não sabia que existia um Book Journal da Moleskine... Mas agora que sei que existe .. tenho que ir desesperadamente à procura de um...
Uma ideia muito fascinante.
Obrigada por a partilhares ;)

Pedro disse...

A.
eu nunca liguei a estas coisas de todo. Se gostas de apontar tudo, então vais adorar este caderno! Eu já estou interessado noutro género de Moleskine, é quase tão viciante quanto comprar um livro! =P

Borboleta,
fazes bem hehe Acho que pelo vídeo dá para ver que é mesmo uma preciosidade para os leitores!

Boas leituras

marcia disse...

Também tenho um! Está sempre junto à leitura do momento! Estou a gostar muito de o utilizar!

Pedro disse...

Estás? Que bom! Eu ainda não comecei a escrever nada, comprei-o a meio da minha leitura do "Guerra Mundial Z", pelo que decidi começar apenas quando acabar esse livro!

Menphis disse...

Estou curioso em saber mais sobre esse Moleskine. Tenho um no trabalho, com agenda telefónica, e lá toda a gente o adora, aliás na brincadeira já o chamamos de biblia porque tem lá mesmo todos os contactos essenciais referente ao meu trabalho.

NLivros disse...

Não me convencem nada.
Pelo que vejo nesse filme, uma página por livro?
Em qualquer livro, se quisermos, enchemos várias páginas de apontamentos, logo, não vejo qualquer utilidade, apenas uma questão de modas.
Mas que é catita é.

Pedro disse...

Menphis,
este Moleskine para livros dá-te a possibilidade de escrever o que quiseres sobre os teus hábitos de leitura e o que vais lendo.
Está organizado alfabeticamente, ou seja tal como numa lista telefónica vais escrevendo os livros que leste de acordo com o seu título. Cada letra tem 6 páginas, ou seja podes, por exemplo, ler 6 títulos começados por "R" até esse espaço acabar. É um dos problemas, ter apenas uma página para um livro (quem lê livros grandes tem ainda maior dificuldade...). Em cada página tens: título, autor, nacionalidade, editor, citações, data de leitura, primeira edição, ano, língua original, prémios, notas e a opinião, com uma classificação de 1 a 5 estrelas!
No fundo, tens espaço para escrever tudo, não só sobre os livros mas, por exemplo, aquisições, datas de interesse, o que quiseres (mesmo tudo o que quiseres) nas páginas livres.
Ainda traz uns autocolantes todos janotas =D
É um caderno muito apelativo, da próxima vez que passares pela Fnac folheia-o (sabendo que o levarás de certeza).

Iceman,
pois, esse acho que é o grande problema. Dá para escrever muita coisa ainda assim (não comecei, mas pelo que me parece não ficas tão mal servido). Podia criar um dossier meu, como aliás já o fiz, mas não o utilizei em mais do que duas leituras. Este Moleskine está organizado, e chama bastante a atenção... Vamos ver no que dá.

Boas leituras

marcia disse...

Pois a mim o bloco parece-me bastante completo, dado que não se limita à área das páginas organizadas alfabeticamente.Tem mais duas zonas distintas nas quais se pode escrever sem quaisquer limitações, podemos até criar os campos que consideramos interessantes comentar. Também gosto muito dos autocolantes.

djamb disse...

Moleskine ou não, adoro cadernos, agendas, papéis... Sobretudo para escrever histórias! :)

anaaaatchim! disse...

Acho que pode ser muito fascinante, principalmente para pessoas que como eu, não tem sido muito assídua a escrever as suas opiniões sobre os livros que lê... pode dar para apontar as ideias gerais, e citações que me venham a ajudar mais tarde a escrever as minhas opiniões, mesmo que com um lapso de tempo grande desde as minhas leituras!! Olha... sou bem capaz de comprar um também!! ;)

Quem também lê