quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A Teoria de Tudo, de Stephen Hawking

Grande divulgador de ciência mas também cientista brilhante, Hawking acredita que os avanços da física teórica devem «poder ser compreendedidos pelo grande público, e não apenas por alguns cientistas». Neste livro, propõe-nos a extraordinária aventura da descoberta do cosmos e do nosso lugar nele. Em sete lições, responde à curiosidade de todos aqueles que já olharam fascinados para o firmamento e se perguntaram o que há lá em cima e como foi lá parar.


Hawking começa com a história das teorias do universo, desde Aristóteles, que afirmou que a Terra era redonda, até à descoberta de Hubble, mais de dois mil anos mais tarde, de que o universo se encontra em expansão. Partindo daí, explora os confins da física moderna, incluindo as teorias da origem do universo e a natureza dos buracos negros e do espaço-tempo. Da sua investigação na área dos buracos negros, a que se dedicou durante mais de uma década, afirma: «é um pouco como procurar um gato preto numa carvoaria». Por fim, levanta algumas questões da física moderna que continuam sem resposta, especialmente como combinar todas as teorias parciais numa «teoria da unificação de tudo». «Se descobrirmos a resposta a esta questão», declara, «atingiremos o triunfo máximo da razão humana – porque então conheceremos a mente de Deus.»


Depois de ter lido Breve História do Tempo, fiquei com uma enorme vontade de ler mais obras científicas, não só de Stephen Hawking como de outros autores de renome, como Brian Greene e Michio Kaku (aliás, mal posso esperar por encontrar os livros destes cientistas). A Ciência, a Física, é mesmo assim: quando começamos a explorar, só queremos saber mais e mais. Felizmente, há mesmo sempre mais por descobrir e aprender.

Este A Teoria de Tudo - A Origem e o Destino do Universo calhou ser o livro que tinha aqui por casa, ainda por ler. Claro que não podia ter avançado para esta leitura mais ansioso, tal a febre que tinha deste o livro anterior de Hawking.
Infelizmente, a desilusão foi enorme. Não porque o livro não seja interessante, ou Hawking tenha perdido inteligência... Mas sim porque eu já o li.

O livro não é mais do que um resumo de Breve História do Tempo. Aliás, as mesmas palavras são usadas nos dois livros. Ler A Teoria de Tudo é reler Breve História do Tempo, e não é um exagero: o texto é exactamente igual.
Posto isso, posso dizer que obviamente gostei de ler! Pois se gostei tanto do livro original, gosto sem dúvidas deste remake que, atrevo-me a dizer, expõe a Ciência numa linguagem ainda mais coerente (talvez porque, sendo um resumo, foca-se no importante e não divaga tanto nos detalhes técnicos que baralham o leitor, apesar de complementarem as teorias).
Por isso, este talvez seja o livro perfeito para os interessados em Física Teórica que procuram um livro simples, fácil de compreender, que resuma as grandes teorias do Universo (com a excepção do MultiUniverso).

Contudo, sinto-me defraudado. Isto não é uma reedição do Breve História do Tempo, nem sequer assume a ligação. É puramente uma publicação que se aproveita da popularidade de Hawking e das suas teorias com vista a aliciar os leitores que, como eu, se deixam encantar por este género de livro. Apesar do génio de Hawking estar presente, apesar da leitura não deixar de ser interessante e educativa, é um livro que não acrescenta nada de novo às estantes. Aliás, nem o próprio Hawking autorizou esta publicação.

Eu adoro livros, tanto quanto adoro ler. Mas não sou capaz de apoiar este tipo de golpes editoriais, que se aproveitam da popularidade de um autor e do tema discutido para explorarem o mercado.
A Editorial Gradiva naturalmente não é responsável, visto que se limita a editar as tantas obras de ciência popular disponíveis pelo mundo fora (e, por isso, só tenho a agradecer e a expressar o meu maior apoio na colecção "Ciência Aberta", que publica grandes obras!). Se não tivesse lido Breve História do Tempo, teria com toda a certeza uma opinião muito diferente sobre A Teoria de Tudo, que expõe tudo o que sabemos sobre o Universo, o Tempo e o Espaço de uma forma extremamente clara e acessível, talvez ainda mais acessível do que Breve História do Tempo. Infelizmente, li o original, não há muito tempo, e por isso as semelhanças são demasiado berrantes para ignorar.


1 comentário:

djamb disse...

Eu adoro ler Stephen Hawking e gostei sobretudo d' "O universo numa casca de noz", que sugiro desde já para uma próxima oportunidade ;)
Esta 'reedição' realmente é algo surpreendente. Obrigada por ter partilhado :)
Boas leituras!

Quem também lê