quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Balanço de leituras 2010

E já lá vai mais um ano.

Ao contrário dos anos anteriores, este foi um ano de poucas leituras.
Não há como contornar: para o tipo de leitor que sou, para o número de livros que tenho por ler, li poucos livros.
A verdade é que... Não foi sem o saber. Este ano foi, como sempre, um ano de estudos, mas cada vez mais estes me fazem ocupar o tempo. Quando acabo o dia não consigo ficar mais meia hora acordado na cama a ler (quando de madrugada tenho de me levantar de novo).
Também é verdade que os livros deixaram de ser uma prioridade para passar o tempo. Saio com muita frequência, fico fora de casa todo o dia, seja noutras actividades seja por simples deambulação. Acabo por não me dedicar à leitura como se calhar me apetece neste momento!
Por outro lado, decidi mesmo levar um ritmo calmo de leitura. Houve alguns momentos durante o ano em que não tive vontade de ler, e quando lia apreciava o livro de tal forma que acabava por ler devagarinho...

A lista de leituras fica aqui registada e convenientemente "classificada":

1 - Os Maias - Eça de Queirós :worship: (675 pp.)
2- A Guerra é Para os Velhos - John Scalzi :thumbup: (327 pp.)
3 - Eclipse - Stephenie Meyer :jump: (601 pp.)
4 - Rua dos Anjos - Vítor Burity da Silva :thumbdown: (77 pp.)
5 - O Amor Está no Ar - Dorothy Koomson :D (336 pp.)
6 - O Despertar das Trevas - Karen Chance :boring: (304 pp.)
7 - O Rapaz do Pijama às Riscas - John Boyne :w00t: (176 pp.)
8 - The Catcher in the Rye - J. D. Salinger :thumbup: (220 pp.)
9 - O Jardim dos Segredos - Kate Morton :D (549 pp.)
10 - Cordeiro - Christopher Moore :worship: (501 pp.)
11 - Crepúsculo: A Novela Gráfica, Volume 1 - Stephenie Meyer e Young Kim :) (244 pp.)
12 - Guerra Mundial Z - Max Brooks :victory: (396 pp.)
13 - A Floresta de Mãos e Dentes - Carrie Ryan :victory: (254 pp.)
14 - O Feiticeiro de Oz - L. Frank Baum :thumbup: (247 pp.)
15 - Servidão Humana - Somerset Maugham :worship: (703 pp.)
16 - Safari de Sangue - Deon Meyer :) (374 pp.)
17 O Labirinto dos Ossos - Rick Riordan :) (182 pp.)
18 - O Símbolo Perdido - Dan Brown :) (571 pp.)
19 - A Lança do Deserto - Peter V. Brett :frantics: (738 pp.)
20 - As Aventuras de Pinóquio - Carlo Collodi e ilustrações de Paula Rego :worship: (215 pp.)
21 - Memória de Elefante - António Lobo Antunes :w00t: (156 pp.)
22 - Os Prazeres do Amor - Jean Plaidy ^_^ (335 pp.)
23 - Nuvens e Labirintos - José Mário Silva :thumbup: (81 pp.)
24 - Uma Aventura na Amazónia - Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada :) (236 pp.)
25 - Sob os Telhados de Paris - Henry Miller :w00t: (238 pp.)
26 - Diário de Uma Totó - Rachel Renée Russell :) (289 pp.)
27 - Hex Hall - Rachel Hawkins :D (240 pp.)
28 - O Exorcista - William Peter Blatty :reading: (344 pp.)
29 - Eternidade - Alyson Noel :D (286 pp.)
30 - Lua Azul - Alyson Noel :thumbup: (288 pp.)
31 - O Carteiro de Pablo Neruda - Antonio Skármeta :wub: (178 pp.)
32 - Cornos - Joe Hill :dan: ;) (422 pp.)


32 livros,  praticamente todos de autores diferentes. 10 783 páginas (se não me faltou nenhuma), numa média de 337 páginas por livro. Uma média de 30 páginas lidas por dia e de pouco menos de 3 livros por mês.

Com estes números, nem parece muito mau pois! Pensei depois eu que, com poucos livros, a probabilidade de fazer um top 10 com livros todos eles verdadeiramente marcantes seria difícil. Ainda assim, é com grande espanto que relembro livros que li na primeira metade do ano e reparo que ainda foram algumas grandes obras...

Portanto, aqui fica o meu top 10:

- Servidão Humana, de Somerset Maugham: uma edição linda, um livro enorme, um autor brilhante e uma história magnífica. Este foi o livro mais marcante deste ano e provavelmente um dos mais marcantes da minha vida. Finalmente, posso dizer: "Eu sou Philip Carey".
- A Lança do Deserto, de Peter V. Brett: se adorei o primeiro livro, com este fiquei apaixonado. Sem sombra de dúvida, do melhor da Literatura Fantástica. Absolutamente cativante. Tive a honra de conhecer o autor e de apresentar um pouco a sua vinda a Portugal na Fnac!!!! (um grande obrigado à Gailivro pelo convite, mais uma vez)
- Os Maias, de Eça de Queirós: há muito tempo que não lia algo de Eça e voltei a apaixonar-me. Acho que nunca um livro fez-me querer viver na época em que decorre... Nunca quis tanto ser aquelas personagens, e nunca um livro me fez quase chorar logo na página 100. Eça é genial, e está tudo dito.
- Cordeiro, de Christopher Moore: este é, sem sombra de dúvida, o meu novo mais querido escritor, do qual tenho vindo a ler alguma coisa e a cada livro me surpreende mais. Mas este ultrapassou os limites, é uma obra-prima se se atrever a isso! Adorei perdidamente, não só divertido mas inspirador. Este livro é uma leitura obrigatória.

- As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi com ilustrações de Paula Rego: este livro é a minha Bíblia. É uma edição inestimável, bem tratada, com ilustrações excelentes de Paula Rego, elas próprias uma interpretação da história, comentários às imagens, um posfácio de Calvino e, claro, a intemporal história de Collodi, que passou a ser o meu livro infantil preferido. Mais um de génio, um livro escrito sobretudo nas entre-linhas.
- Memória de Elefante, de António Lobo Antunes: contra todas as expectativas, este foi dos livros que mais me cativou, não só este ano, na minha vida! Nunca pensei que Lobo Antunes explorasse de tal forma temas tão profundas quanto a alma e conseguisse divagar como nesta obra faz. Bastante denso, melancólico, citadino, um livro cheio desse sentimento.
- Sob os Telhados de Paris, de Henry Miller: o primeiro livro de cariz sexual que leio e, sem vergonha digo, amei. Pode nem ser o seu melhor, mas Miller já é um dos escritores que mais me chama a atenção. Descobri que gosto mais de Literatura Erótica do que deveria.

- O Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum: a par com "As Aventuras de Pinóquio", é mais um livro infantil que me deixou extasiado este ano. Para mim, este tem o estatuto que encontro com "O Principezinho": um livro que nos leva a viajar, que apresenta uma boa história e do qual podemos aprender tanta coisa, de tal maneira que podemos lê-lo constantemente e iremos sempre chegar a novas conclusões.
- O Carteiro de Pablo Neruda, de Antonio Skarmeta: um pequeno livro mas uma belíssima história de amor. Encantou-me, portanto claro que tem de ser dos 10 melhores do ano!
- Lua Azul, de Alyson Noel: para uma saga com expectativas bastante medianas, revelo-me bastante surpreendido! Vejo-me à espera da continuação da história com grande interesse, de tal maneira gostei. Uma boa leitura.

As decepções... Vão para o intragável Rua dos Anjos, de Vitor Burity da Silva, e o infelizmente que me aborreceu O Despertar das Trevas, de Karen Chance. Do primeiro livro acho que não há emenda, a escrita é confusa e o autor contradiz-se constantemente no que pretende ser uma conversa que no fim sabe a absolutamente nada. O segundo livro é uma pena, pois tem uma boa mitologia, e sinceramente em geral tem uma excelente história! Infelizmente, não acho que esteja desenvolvido da melhor maneira, para um primeiro livro de uma série sobretudo, e por muito bom que até fosse o enredo foi o livro que mais me tirou a vontade de ler mais o que quer que fosse este ano...

Concluindo, este foi um ano do qual se aproveitam muito boas leituras, algumas mais do que memoráveis!
Esperemos que para o ano o mesmo aconteça.

Bom ano 2010, com muita saúde, alegria, não só leituras mas tudo o que a vida terá para oferecer!!!!

6 comentários:

Paula disse...

Oh Pedro dizes que leste pouco, mas até foi bastante :)
Belo top, fiquei curiosa em relação a Lobo Antunes e Henry Miller :P
Os Maias e Eça de Queirós...não consigo finalizar este clássico, paciência.
Abraço

Paula disse...

Outra coisa que me esqueci, também vou ler Servidão Humana este ano :)
Deve ser magnífico!

Ana C. Nunes disse...

Olha que não leste assim tão pouco, bem pelo contrário. E o que conta sempre é ler de qualidade, que parece que conseguiste.

Mas agora vou ter de seguir as pisadas da Paula e dizer que não consigo terminar "Os Maias". Eu sei ... vergonha! Mas espero este ano emendar isso.

Cat SaDiablo disse...

Tenho em lista para este ano alguns dos livros da tua lista de 2010:
Servidão Humana, O carteiro de Pablo Neruda, os dois do Peter V. Brett...

Boas leituras :)

Pedro disse...

Paula,
é uma pena, tem uma história tão apaixonante! Não deixa de ser um monstro da nossa Literatura, e há muita gente que simplesmente não vai até ao fim com a escrita de Eça...
Quanto a Lobo Antunes, cuidado com o humor com que lês o livro (lê a minha crítica), e Henry Miller cuidado com aquela pornografia xD mas, para mim, valeu imensamente a pena. Que melhor altura para revelar o espírito do homem do que em pleno acto sexual?
Servidão Humana é espectacular, Somerset Maugham é um escritor de primeira qualidade ;) espero que gostes!

Ana C. Nunes,
também tu a dizeres? LOL 30 parece-me pouco! Pronto, era mais aceitável se estivesse perto dos 50...
Tenta emendar, tenta emendar! É uma muito boa obra, e acho que a história tem tudo o que é preciso para nos deixar a suspirar um pouco.

Cat SaDiablo,
Os melhores claro! =D espero que ADORES todos eles, são livros dos quais guardo um carinho único.

Boas leituras

Ana Carolina disse...

Maia vale tarde do que nunca :) Muito obrigado, Pedro :)

Quem também lê