sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Uma compra obrigatória

Quando fui outro, Fernando Pessoa (antologia da autoria de Luis Ruffato)
A pai­xão é ape­nas um dos temas explo­ra­dos neste livro. Além de grande poeta, Fer­nando Pes­soa foi tam­bém filó­sofo, inte­res­sado por assun­tos tão diver­sos como reli­gião, astro­lo­gia, his­tó­ria e polí­tica. Um fic­ci­o­nista que se des­do­brava em múl­ti­plas iden­ti­da­des, à pro­cura, quem sabe, de se conhe­cer e de se esque­cer. Nesta anto­lo­gia, que reúne uma selec­ção fas­ci­nante de poe­mas, ensaios, ano­ta­ções e frag­men­tos de car­tas de amor, os hete­ró­ni­mos escondem-​se para per­mi­ti­rem ao lei­tor vis­lum­brar Fer­nando Pes­soa, o poeta e o homem, na espan­tosa uni­dade que espreita por trás da sua mul­ti­pli­ci­dade. O lei­tor con­tem­po­râ­neo encon­trará nes­tas pági­nas múl­ti­plas razões para se emo­ci­o­nar, per­tur­bar e ques­ti­o­nar, cami­nhando de braço dado com o maior poeta moderno português.
Conhecia este livro desde o Brasil! Chegou a Portugal, e ainda bem que isso aconteceu.

Sou um grande admirador da obra de Fernando Pessoa e conheço algumas antologias que por aí andam. Esta é, contudo, a melhor antologia de Fernando Pessoa que alguma vez encontrei.
Eu até sou aquele tipo de leitor que gosta de comprar a obra completa, não um livro que mostre um pouco daqui e dali. No entanto, digo isto muito seriamente meus amigos leitores: comprem este livro. Este é daqueles livros que sei que vão gostar, e que sei que é obrigatório reter.

Gostaria de conhecer Luis Ruffato, pois sem dúvida é alguém que sente Pessoa e o mostrou de uma maneira... Genial. Este livro é mesmo obrigatório, e seria capaz de chatear-vos até que o comprassem. Não é apenas Fernando Pessoa, é a antologia em si que está divinal.

4 comentários:

Bruno disse...

Não sei se já sabes mas um dos teus livros que gostaste muito de ler "Os Pilares da Terra" de Ken Follett já se encontra adaptado para série de televisão!!
Está espectacular!! Depois gostava de saber a tua opinião :)

Pedro disse...

Sim sim sim, já sei!!!! =DDD

Lembraste-me de referir isso aqui ;) Espero que passe cá em Portugal... Bem, se isso não acontecer até a série acabar (porque vai ser uma mini-série) saco e não se fala mais nisso!

Ainda agora me custa a crer que vou gostar tanto da série como do livro, custa a acreditar que me vá apaixonar tanto pelas pessoas da série como das personagens do livro (já agora, o elenco está muito bem escolhido, parecem-se mesmo com a obra), mas já li que está mais bem feita do que se podia supor!! Estou mesmo ansioso sim =)

susemad disse...

Gostei bastante desta antologia da autoria de Luis Ruffato.
Não tive dúvidas quando o vi pela primeira vez numa feira do livro daqui dos algarves!
Está simplesmente deliciosa esta composição!

Pedro disse...

Eu acho muito bem publicarem a antologia cá em Portugal, porque é única. Captou muito bem um espírito, o de Pessoa.

Quem também lê