Quando fui outro, Fernando Pessoa (antologia da autoria de Luis Ruffato)
A paixão é apenas um dos temas explorados neste livro. Além de grande poeta, Fernando Pessoa foi também filósofo, interessado por assuntos tão diversos como religião, astrologia, história e política. Um ficcionista que se desdobrava em múltiplas identidades, à procura, quem sabe, de se conhecer e de se esquecer. Nesta antologia, que reúne uma selecção fascinante de poemas, ensaios, anotações e fragmentos de cartas de amor, os heterónimos escondem-se para permitirem ao leitor vislumbrar Fernando Pessoa, o poeta e o homem, na espantosa unidade que espreita por trás da sua multiplicidade. O leitor contemporâneo encontrará nestas páginas múltiplas razões para se emocionar, perturbar e questionar, caminhando de braço dado com o maior poeta moderno português.
Conhecia este livro desde o Brasil! Chegou a Portugal, e ainda bem que isso aconteceu.
Sou um grande admirador da obra de Fernando Pessoa e conheço algumas antologias que por aí andam. Esta é, contudo, a melhor antologia de Fernando Pessoa que alguma vez encontrei.
Eu até sou aquele tipo de leitor que gosta de comprar a obra completa, não um livro que mostre um pouco daqui e dali. No entanto, digo isto muito seriamente meus amigos leitores: comprem este livro. Este é daqueles livros que sei que vão gostar, e que sei que é obrigatório reter.
Gostaria de conhecer Luis Ruffato, pois sem dúvida é alguém que sente Pessoa e o mostrou de uma maneira... Genial. Este livro é mesmo obrigatório, e seria capaz de chatear-vos até que o comprassem. Não é apenas Fernando Pessoa, é a antologia em si que está divinal.
4 comentários:
Não sei se já sabes mas um dos teus livros que gostaste muito de ler "Os Pilares da Terra" de Ken Follett já se encontra adaptado para série de televisão!!
Está espectacular!! Depois gostava de saber a tua opinião :)
Sim sim sim, já sei!!!! =DDD
Lembraste-me de referir isso aqui ;) Espero que passe cá em Portugal... Bem, se isso não acontecer até a série acabar (porque vai ser uma mini-série) saco e não se fala mais nisso!
Ainda agora me custa a crer que vou gostar tanto da série como do livro, custa a acreditar que me vá apaixonar tanto pelas pessoas da série como das personagens do livro (já agora, o elenco está muito bem escolhido, parecem-se mesmo com a obra), mas já li que está mais bem feita do que se podia supor!! Estou mesmo ansioso sim =)
Gostei bastante desta antologia da autoria de Luis Ruffato.
Não tive dúvidas quando o vi pela primeira vez numa feira do livro daqui dos algarves!
Está simplesmente deliciosa esta composição!
Eu acho muito bem publicarem a antologia cá em Portugal, porque é única. Captou muito bem um espírito, o de Pessoa.
Enviar um comentário