quarta-feira, 2 de junho de 2010

Crepúsculo: A Novela Gráfica, Volume I, de Stephenie Meyer e Young Kim

"Adorei trabalhar nesta nova interpretação de Crepúsculo. Young fez um trabalho incrível ao transformar as palavras que escrevi em imagens maravilhosas. Os personagens e os cenários estão muito parecidos com os que imaginei enquanto escrevia a série." - Stephenie Meyer


Brilhantemente ilustrado por Young Kim e meticulosamente revisto por Stephenie Meyer, Crepúsculo: A Novela Gráfica, proporciona uma rara oportunidade de conhecermos a visão original da autora na medida em que ela ganha vida neste novo formato. 

Bem, precisamos mesmo de falar sobre este livro?

Já todos sabemos o que é "Crepúsculo". E, para mais discussão sobre essa obra (porque, para além das opiniões serem bastante mistas, acho que tem algumas coisas dignas de serem postas em análise), podem consultar a minha crítica aqui.

A novela gráfica é mais uma "curiosidade". É um suplemento.
Tal como o filme.

Ao contrário do que muitos podem dizer, aconselho aqueles que não querem ler os livros pegarem neste (ou no filme). A história é a mesma, as expressões de Meyer estão lá, mas ainda assim faz-se algum resumo das coisas. Li o livro em uma hora, e deu para ver que houve um resumo da primeira parte do livro.

Não sou nada fã deste tipo de BD. Mangas não são o meu género (verdade se diga, nunca os explorei seriamente). No entanto, gostei das imagens deste. Uma coisa que me fascina é a sensação de movimento, e essa não falta ao longo do livro!
E depois, ainda temos uma certa mistura entre as personagens, tipicamente asiáticas, com os longos cabelos e as suas expressões, e o cenário atrás, muito realista, parece quase uma fotografia. Adorei esses pormenores! Os cenários parecem sempre fotografias.
 Tudo a preto e branco, com excepção de algumas páginas. Não esperava outra coisa. E cai muito bem. Os momentos em que vemos alguma cor são muito, muito específicos, e o preto e branco adequou-se sempre ao ambiente da história. E, de qualquer maneira, os movimentos das personagens, o passar das tiras (não há "tiras" de BD, a bem dizer, há uma transição muito natural, quase sem interrupções, entre cada "quadradinho" - que também não se podem chamar disso) executam o melhor dos efeitos deste livro.

Comecei um pouco receoso de vir a gostar, mas tenho a dizer que me soube bem. Nada de especial, mas foi carinhoso até! Foi isso que senti ao longo da sua leitura.
Verdadeiros fãs de "Crepúsculo" vão adorar ver ali as suas personagens, e vão sem dúvida sentir bastantes emoções pela mão de Young Kim (teve de facto grande mestria, parabéns por todos os efeitos que criou!). Mas, como já disse, quem não tenciona ler os livros poderá muito bem pegar neste livro e ler à mesma a história, mais simples, mais resumida, mas com todo o essencial.

2 comentários:

anaaaatchim! disse...

mmm... não me parece que me vá render... simplesmente porque também tal não aconteceu com os originais :)

Mas pode ser uma maneira inteligente de atigir um novo tipo de público, por isso aplaudo a iniciativa! ;)

Anónimo disse...

Eu já li e gostei muito, está mesmo perfeito :)
Estou ansiosa para ler o próximo volume :D

Quem também lê