quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Homem Pintado, de Peter V. Brett

Por vezes há boas razões para recear a escuridão...

Num mundo povoado por demónios que dominam a noite, forçando os seres humanos a esconderem-se atrás de guardas mágicas à espera que o sol nasça, o jovem Arlen assiste ao massacre da sua família por causa da cobardia do pai. A partir desse momento tudo muda e Arlen parte numa viagem de descoberta que o levará a percorrer o mundo e a conhecer Leesha e Rojet. Os três são a última esperança da humanidade na luta contra os demónios. Só que por vezes os demónios mais difíceis de vencer são os que trazemos dentro de nós.

Para aqueles que procuram o novo grande nome da fantasia a espera terminou. Ele é Peter V. Brett. Comparável a muitos mas diferente de todos, oferece-nos uma história brilhante que nos prende da primeira à última página. Dizer que é uma obra magistral é pouco para descrever a história épica da luta de Arlen, Leesha e Rojet para salvar uma humanidade condenada a viver num medo permanente da noite e dos demónios que ela encerra.

É, de facto, um autor que pode ser considerado a muitos... Mas, como em tudo, somos inspirados por antecessores. Ainda assim, Brett criou um mundo único, e que me fascinou da primeira à última página.

O livro começou por me impressionar bastante, na medida de que não é nem tão assustador, nem tão sério quanto parece! Demónios, Noite, um homem tatuado... Tem tudo um ar muito negro, certo? Mas o livro não é assim. É, sim, um livro de Fantasia, e é isso que tem. Fantasia. Magia.
Talvez não seja tão "negro" quanto aparenta por relatar a história das três personagens (Arlen, Leesha e Rojet) enquanto jovens. Todos de diferentes paragens, vêm as suas vidas mudadas de um momento para o outro, conduzindo-os a um destino que os vai unir e com o mesmo compromisso: lutar contra os demónios, seres imortais e que despertam os maiores medos e fraquezas nos humanos.

Li este livro em dois dias, e não porque fosse pequeno! Para além de que estou cheio de tempo, achei-o mesmo muito muito cativante. Acho a ideia dos Demónios da Noite impressionante, e facilmente simpatizamos com as personagens, levando-nos a querer continuar a sua jornada!
Para além disso, o autor escreve com alguma correnteza, nunca se perdendo em descrições, avançando na história e revelando-nos um pouco deste mundo por si criado. Embora a batalha contra os demónios seja o principal, creio que ficou muito por contar em relação à história do Mundo, alheia ao domínio dos nuclitas (como se chamam os demónios, que todas as noites se erguem do solo...).

E assim começa uma excelente jornada, e mais uma grande obra na Literatura Fantástica! Com as últimas palavras Brett aguça-nos o apetite para o próximo livro, tendo com este primeiro livro feito o favor de nos dar a conhecer as suas personagens, desde o início.

7 comentários:

Rui Bastos disse...

Parece interessante, mas realmente dava a ideia de algo mais negro...

Pedro disse...

É verdade, muito mais negro!

Ainda assim, não desilude nada.

Tomo como exemplo "A Nona Vida de Louis Drax", que li antes deste... Esperava outro tipo de romance psicológico, outro tipo de humor negro, e nesse caso desiludiu-me.

Anónimo disse...

Eu li o livro e ameiiii desde a primeira página. Um dos melhores livros que já li de fantasia.

Joana

Carla Martins disse...

Não gosto muito de livros de fantasia, mas esse me interessou.

beijinhos

Páginas Desfolhadas disse...

Este livro é qualquer coisa...

Espreita também a opinião no Páginas - http://paginasdesfolhadas.blogspot.com/2009/11/o-homem-pintado.html - e, já agora, estão todos convidados a contribuir para a entrevista que vamos tentar fazer ao autor.

Boas Leituras!

Nuno Chaves disse...

é um livro que tenho considerado comprar, mas ainda estava na duvida. depois desta critica, fiquei com mais agua na boca. obrigado.

Pedro disse...

Joana,
não é bem o ambiente que esperava, mas sem dúvida é uma jornada que surpreende! 5 estrelas.

Carla Martins,
vale a pena, lê-se muitíssimo bem!

Páginas Desfolhadas,
tens razão, é qualquer coisa! Para início de uma saga, é excelente. A tua opinião só serve para reforçar que surpreende, mesmo aqueles que não seguem o género.

Nuno Chaves,
vale a pena! Vais encontrar um início cativante...

Boas leituras!

Quem também lê