quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Prémio Nobel da Literatura... Enfim...


Já não me ria assim tanto há muito tempo (sarcástico!).

Atenção: não estou a pôr em causa a qualidade, a mestria, o valor da escritora. Aposto que é, de facto, excelente, e que mereceu tudo o que o Prémio Nobel tem a dar!

Mas, sinceramente, perdi um bocado a confiança na Academia Sueca. Começo a achar que o objectivo deles mais é afastarem-se de certos autores do que propriamente colocar o prémio nas mãos de quem merece. Mais uma vez, acredito que Muller mereça inteiramente o prémio. Não é pelo facto de ser desconhecida para a maior parte da comunidade leitora que estou algo aborrecido. É pelo facto de haverem favoritos, de haverem merecedores que esperam há anos, e a Academia despreza-os literalmente, sempre a cortar-lhes as pernas.
Enfim.

6 comentários:

martim disse...

É sempre assim Pedro!

NLivros disse...

Lol.

Acho engraçado o valor que vocês têm dado ao Nobel da Literatura.

Tenho lido, mas escusado a entrar na conversa, os vários comentários e, honestamente, não entendo o porquê de tanta discussão.

Os nóbeis são um prémio particular, dada por uma academia privada.

Têm imenso valor? Claro que têm.

Representam o gosto e preferência da maioria das pessoas? Não, representam a preferência de um conjunto de homens (penso que nem mulher há) que, baseado numa série de factores, atribuem esse prémio.

Eu não tenho nada a opôr. Claro que gostaria de ver premiado autores como Cormac McCarty, mas por mim até podem dar o prémio a um qualquer autor do Nepal ou do Tibete, pois não dou nem nunca dei qualquer valor ao Nobel da Literatura.

Até porque basta ver que alguns premiados são uma seca brutal.

Pedro disse...

Martim,
pois, enfim =/

Iceman,
é a fama. E é a expectativa. Mas está mais do que visto que trata-se de um prémio ainda mais político do que pensava. Acho que também vou ter de aligeirar as minhas expectativas. Embora o Nobel seja, para sempre, um marco.

Um grande abraço

djamb disse...

Mas não gostas da obra da autora? :)
Boas leituras!

Tinkerbell disse...

concordo ctg...e eu a votar no meu haruki murakami entre os muitos que o merecem tb não estou a dizer que muller não mereça, simplesmente parece que ninguém a conhecia e lia os seus livros e mesmo assim ganhou, o prémio parece mais agora pra divulgar autores desconhecidos

e já agora pedro tens dois selos no meu blog pra ti!

Pedro disse...

Djamb,
nunca li nada dela! Aí está... Não digo que a senhora não seja uma excelente escritora, acredito que seja. Mas, poças, ela nem era das preferidas, nem sequer foi referida. Isto foi claramente um golpe a tantos outros autores que merecem mas a quem cortam as pernas.

Tinkerbell,
obrigado pelos selos, antes de mais!
Fosse Murakami, fosse Roth ou McCarthy, todos mereciam e muitos andam à espera do prémio há anos =/

Um grande abraço

Quem também lê