sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin


"A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel." - SF Reviews.net

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.

"George R. R. Martin apresenta um mundo vibrante e real, personagens soberbamente construídas, enredos complexos mas coerentes, descrições de cortar a respiração e uma prosa muito acima daquilo a que o género nos habituou." -
Amazon.com

"Um livro que nos agarra-nos e nunca mais larga. Brilhante!"-Robert Jordan

É a segunda vez que leio este livro.
Entrei nos Sete Reinos ainda o ano passado, mas uma das minhas decisões para 2009 era reler os livros da saga.
Em boa hora o fiz!

Mesmo sabendo o que ia acontecer, mesmo tendo já percorrido as páginas, ainda gostei mais de ler desta vez. O dogma de que "não há leitura como a primeira" cai por água abaixo com esta releitura, talvez porque sejamos pressionados a reparar em mais pormenores, a verdade é que gostei muito mais de ler agora do que à primeira. Foi uma leitura mais agradável!

Confirma-se que esta saga é, talvez, a maior saga de Fantasia da actualidade. Confirma-se que o mundo que nos é apresentado é, talvez, uma das maiores criações dos nossos tempos. Mais importante ainda, confirma-se que as personagens deste livro são das mais cativantes que alguma vez terão a oportunidade de ler.

Uma leitura rápida devida à excitação em saber o que vai acontecer a seguir! A próxima página é sempre imprevisível. Ansiamos com as personagens que mais gostamos e odiamos aquelas que teimam em criar obstáculos.
Não sei bem o que dizer. É absorvente. Há uma tremenda cadeia de conspirações e segredos que envolvem o leitor. Tudo isso conspira para que os próximos volumes sejam ainda mais emocionantes.

Foi preciso reler o livro para poder afirmar que é um dos meus preferidos.

11 comentários:

lili disse...

Esse é uma das séries que eu gostaria muito que tivesse saído aqui no Brasil. Mas, por aqui por enquanto não temos nenhuma notícia dos livros de George R.R. Martin. Seu comentário só aguçou ainda mais meu fascínio por esse autor...

ABS
Lili

Mónica disse...

Também adorei o livro. Da saga ainda só li o 1º e 2º volume mas já tenho 6 volumes pelo que conto recomeçar a ler a saga ainda este ano.
Vale mesmo a pena reler pois a série é muito boa :)

Daniel C.da Silva disse...

Há um português... eh pa nao sei o nome... que tem também livros na linha de O Senhor do Aneis e do fantastico. espectacular. Li um livro, ok meio livro dele e podia ser de um estrangeiro que nao notava diferença...

Francisco Norega disse...

Não tenho dúvidas que, quando reler Martin, sentirei o mesmo que tu :D Nessa altura poderei apreciar todos os pormenores, e ver que pistas o autor deixa para os seguintes livros.

Nunca mais chega o 7º!!!

Tita disse...

Pedro, já a reler Martin?
Eu tb tenho planos para reler, mas só qd estiver perante uma espera de vários anos até ao próximo livro ;)

Eu tb gosto de reler os livros q mais gostei, e não acho q percam a magia :)

Belisa disse...

Olá
Por este sumário fiquei com muita curiosidade para ler este autor, espero que possa ser para breve.
Muitos beijos estrelados e bom Carnaval

Tiago Mendes disse...

Tenho inveja desta re-leitura... também me fica a apetecer!! xD

Tiago

Célia disse...

Também conto reler os livros, mas não num futuro próximo... neste momento, não tenho tempo para me dedicar a releituras!

anaaaatchim! disse...

Muitas vezes as re-leituras sabem ainda melhor que as leituras =)

Beatriz disse...

É incrível. Acho imensa piada ao teu entusiasmo de cada vez que falas dos livros desta saga. Tenho mesmo de os ler ... :)

Pedro disse...

Lili,
e olha que muito me admiro! Talvez seja uma questão de tempo, porque este é sem dúvida uma saga única.

Mónica,
é mesmo! Eu parece-me que só voltarei a pegar neles em 2010 =( As leituras são sempre muito apertadas quando temos outras coisas, e agora com a escola... Tenho de começar a planear!

Daniel Silva,
Hmmm.... Terá sido Filipe Faria? acho que sim! =)

Francisco Norega,
nem imaginas, uma releitura é tão empolgante quanto a primeira vez!

Tita,
pois é! =)
acho que é das primeiras vezes que estou a fazer uma releitura destas... E estou a adorar!

Belisa,
vale mesmo a pena!

Tiago,
então pega neles x) até custa menos!

Canochinha,
eu desisti precisamente porque tenho outros compromissos =( Vou ter de planear as minhas leituras de 2010!

Anaaaatchim,
este aproxima-se desse caso! =D

Borboleta,
lol então pega neles, a sério. São excelentes! =O

Um grande abraço

Quem também lê