quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Booktrailer: iniciativa de divulgação

De facto de facto, esta não é uma iniciativa completamente nova. Aqui e acolá encontramos vídeos promocionais! Por exemplo, vejo muito disso na Wook ou na Fnac Online.

Pessoalmente, quando os encontro raramente reproduzo. Acho interessante e apoio, até porque é um método de divulgação de livros muito bom por enquanto (deviam fazer mais coisas dessas na televisão, aí sim as pessoas viam... Pouca é a publicidade que se refere a obras literárias!)! Simplesmente, deixo um pouco de lado, talvez porque me ajuda a criar uma imagem forte do livro e receio estar enganado... Ou porque tenho medo de encontrar mais do que queria, até sinopses costumo ler apenas na diagonal. Prefiro ter grandes expectativas ao olhar para a capa do que depois de ler uma sinopse.

Mas... afinal, o que são booktrailers? Ora, são vídeos pequenos (um minuto, dois minutos no máximo) que promovem um certo livro. Tal como os trailers de filmes, mas em vez disso referem-se a leituras! É bastante simples, mas é algo que em Portugal ainda se está a espalhar.

A Editorial Presença, que está a lançar uma grande campanha a favor desta iniciativa, lançou o seu primeiro booktrailer aqui. O livro em causa é Honra o Teu Pai, de Gay Talese, um livro-documentário sobre uma família que pertence à Máfia. Convido-vos a ver o booktrailer que referi e que a Presença lançou.

Como já disse, acho bastante interessante e confesso que fiquei curioso em conhecer outros livros desta maneira! Que hajam muitas mais e que se esforcem por divulgar estes livros e a leitura ;) (só falta baixarem os preços... =P)

9 comentários:

Cidchen disse...

Ehe, também conheço a Wook! :)

Já a FNAC... prometi a mim mesma que não voltaria a fazer compras lá. Hum! GRRR.

Beijinhos e bom fim-de-semana *

Carla disse...

muito boa a iniciativa, até porque urge incentivar a leitura...e desta forma consegue ainda dar a conhecer novos autores.
bom fds

Beatriz disse...

Que iniciativa curiosa! Nunca tinha ouvido falar dos Booktrailers. Pode ser que assim mais gente fique cativada pelo prazer da leitura. =) beijinho*

Vivian disse...

...olá Pedro!
aqui no Brasil, a Sextante Editora,
costuma fazer um livretinho, com
pouquíssimas páginas, só para nos
aguçar a leitura completa, que
para os amantes de bons livros,
é uma perdição...rss
depois de começar a ler o livreto,
como sair da livraria sem o exemplar completo?
nem pensar...rs

adoro quando o vejo todo prosa,
passeando em meu cantinho.

adoro...

bjuss

Ana Carolina disse...

Nunca tinha ouvido falar! É uma iniciativa excelente! Boa divulgação ;)

a disse...

Sem dúvida que é uma bela inciativa! ;)
***

Pedro disse...

Cidchen,
lol Eu faço muitas compras na Fnac porque tem um pouco de tudo, e é mais acessível... Ultimamente até tenho evitado essa loja, estou a descobrir livrarias únicas! ;D

Carla,
o booktrailer vem, sem dúvida, dar fama ao livro!

Borboleta,
tenho a certeza que, se for divulgado como deve ser, muita gente vai começar a querer ler o livro.

Vivian,
cá em Portugal também fazem isso! ;) As editoras em geral têm essa iniciativa, oferecem pequenas brochuras com o primeiro capítulo do livro a que se referem... Eu próprio guardo alguns desses livretos para não me esquecer de comprar o livro completo! hehe

Ana Carolina,
esperemos que a falta de divulgação literária deixe de ser problema em Portugal...

Beatriz,
que continue!

Um grande abraço

Paula Abreu Silva disse...

Pedro, deixo aqui exactamente o mesmo comentário que já tinha feito na estante de livros ! ;)

Trailers de livros ... pequenos vídeos promocionais, que seguem a lógica dos trailers de filmes: instigar a curiosidade, seduzir e, em breves minutos, captar a atenção do público !

Ainda me lembro o primeiro que vi: "O Quase Fim do Mundo" de Pepetela ! Adorei tudo ... a música, os cenários ... ;)

Pelo menos desde o ano passado que existem, entre outros, os prémios trailer de Livros da Língua Portuguesa, em que uma das categorias a concurso é precisamente o melhor trailer enviado por um leitor !
Se tivesse os conhecimentos técnicos necessários até que participaria ... ;) !

Quem estiver interessado em saber mais sobre o assunto, pode ir a www.bibliofilmes.com !

Bjinhos

Pedro disse...

Butterfly,
bem, não sabia que já estava dessa maneira desenvolvido! Muito bem... ;)

Quem também lê