sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Um, dois, três, ...

Têm o hábito de ler dois ou mais livros ao mesmo tempo?

Eu não, digo já que não sou leitor para isso, mas neste final de férias decidi experimentar, é então a segunda vez que faço uma coisa destas.

O problema é que tive sempre medo de confundir as histórias, e gosto de me dedicar a um livro apenas...

Mas agora, para acabar com a pilha de livros por ler (demasiado grande), decidi: dois livros, um para o dia e outro para a noite. Até agora, não tenho tido problemas.

12 comentários:

Célia M. disse...

Regra geral, prefiro ler um de cada vez. Mas já houve ocasiões em que li mais que um ao mesmo tempo e correu tudo bem :)

Cristina disse...

Nunca experimentei, excepto quando tinha de coordenar com livros da faculdade. Prefiro concentrar-me numa só história e entregar-me totalmente. Por mais livros que tenha, não mudo esta filosofia.

flicka disse...

Já experimentei uma vez, como tu fizeste, ler um de manhã e outro à noite, e não gostei. Pois, quando lia o segundo à noite, ficava ainda a pensar no livro que tinha lido de manhã (a pensar no que ia acontecer a seguir e com uma vontade enorme de o pegar)... Por isso,leio um livro de cada vez para entrar 100% na história. Já não me importa a pilha de livros, até gosto de a ver, há que apreciar bem a leitura sem stress, dentro do possível. :)

anaaaatchim! disse...

Eu nunca experimentei, mas isso mete-me cá uma confusão!!! :)

Prefiro ler um de cada vez...

Ao leres dois não estás a ler mais rápido, estás é a demorar o dobro do tempo a ler cada um... não? :)

Beαtriz disse...

Nunca experimentei tal coisa.. se bem q tambem tenho um monte de livros para ler e agora, cm a escola à porta vai ser mais difícil, mas cá me arranjo...costumo ler umas 20/30 páginas antes de deitar em tempo de aulas..vamos ver se este ano também é assim. Mas vou ter que me concentrar mais nos estudos. Vai ser um ano puxado. O.O
Nem quero pensar...ter de deixar a leitura de lado... :/

Beαtriz disse...

Nunca experimentei tal coisa.. se bem q tambem tenho um monte de livros para ler e agora, cm a escola à porta vai ser mais difícil, mas cá me arranjo...costumo ler umas 20/30 páginas antes de deitar em tempo de aulas..vamos ver se este ano também é assim. Mas vou ter que me concentrar mais nos estudos. Vai ser um ano puxado. O.O
Nem quero pensar...ter de deixar a leitura de lado... :/

Moura Aveirense disse...

Prefiro ler um de cada vez... mas nestas férias experimentei um livro para a praia + um livro em casa ;) e resultou bem no início... entretanto, o enredo do "livro em casa" tornou-se de tal forma interessante que acabei por o levar também para a praia LOL

Bom fim de semana, Moura Aveirense

Iceman disse...

Geralmente leio três em simultâneo.

Um que vou lendo (geralmente clássicos muito volumosos ou releituras); outro para as noites e um outro para os transportes públicos.

Não tenho problemas nenhuns nas histórias, porém admito que quem se dedique apenas a um livro consiga extrair mais "sumo", ou seja, consiga absorver melhor a história, pois andar com vários livros em simultâneo faz com que pensemos pouco no "outro" livro(s).

Gotinha* disse...

Já experimentei algumas vezes fazer tal coisa e resultou mais ou menos... Cheguei a uma altura que larguei um dos livros, para acabar o outro.

Por isso prefiro ler da maneira tradicional, um de cada vez.

fica bem**

Pedro disse...

Canochinha,
até agora, tenho lido bastante bem os dois!

Cristina,
isso também eu pensei, mas realmente ultimamente queria mesmo ler mais livros... Além da quantidade, senti mesmo a necessidade de ler ao mesmo tempo, não sei bem porquê.

Flicka,
quanto ao horário, dou-me bem, parece que se dá uma separação natural, ao ser um de dia e outro de noite. Por isso, acabo por apreciar os dois.
Parece que não, mas por ter horários específicos, entro nos dois livros a 100%! E não dou mais valor a um ou a outro, ambos merecem toda a minha atenção.

Anaaaatchim,
já me meteu mais confusão =)
Por acaso, não! Aliás, até me dá incentivo a ler mais, pelo que parece que demoro ainda menos tempo!

Beatriz,
escola, estou a vê-la e a pensar... Mas, nem que seja umas páginas à noite, não prescindo da leitura!

Moura Aveirense,
=) hum, compreendo, acabei "Ensaio sobre a Cegueira" e deixei alongar um pouco o seu tempo... Da maneira que em um dia despachei mais de metade do livro!

Iceman,
se calhar, se a minha vida fosse assim, também faria isso! Embora três seja, ainda, demais.
Tal como disse à Flicka, o facto de um livro ser para o dia e outro para a noite faz uma separação natural e, assim, dedico-me a cada um a cem por cento! Consigo gerir bem e absorver todo o "sumo" =)

Gota de água,
enfim, isto é apenas uma moca que me deu, se calhar amanhã começo a ler um de cada vez e volto ao mesmo!

Um grande abraço

djamb disse...

Olá Pedro!
O número de livros que leio em simultâneo depende do meu dia-a-dia. Nas férias, por exemplo, tenho um para a praia e um para casa, mas em geral só leio um de cada vez. A outra excepção é se estou a ler um romance e um livro técnico, em que não há hipótese de "misturar" histórias e lugares :)

Cidchen disse...

Boa dica! É que encontro-me neste momento com três livros em cima da mesinha de cabeceira...

Interessante BLOG!*

Quem também lê