"Embora com ecos superficiais de Mendoza e Pérez-Reverte, a voz de Ruiz Zafón é de uma originalidade à prova de bomba. A Sombra do Vento anuncia um fenómeno da literatura popular espanhola."
Sergio Vila-Sanjuán, La Vanguardia
"Um livro sobre outro livro, cheio de cenas fantásticas e maravilhosas. Logo que se começa a ler não se pode largar. Li-o num dia e meio, de uma assentada."
Joschka Fisher (ministro alemão dos Negócios Estrangeiros)
www.lasombradelviento.net
Lindo.
Espantoso.
Não tenho palavras para descrever um livro tão completo.
A partir de um ponto, um livro, vai-se desenvolvendo um enredo que cativa pelas várias personagens envolventes, pelo mistério e suspense que relacionam o policial que se encontra no livro, aquela cidade, Barcelona, que mesmo sem lá ter ido apaixonou-me pela sua melancolia, a tragédia e o amor, e a morte e o horror, a presença da guerra civil e de males que deixam sangue para trás.
É mais do que um romance histórico, com certeza. Um pouco mais do que um policial. Um livro de ficção que é, para mim, um pequeno fenómeno.
Adorei o Cemitério dos Livros Esquecidos, adorei todas as personagens, e desde a primeira página que sentimos a fluidez do texto e a beleza das palavras. Chegamos ao fim num fôlego, ansiosos por saber o que nos reserva, o culminar de todos os segredos e a conclusão que nos vai fazer ficar acordados.
Não me lembro de alguma vez ter rido tanto com um romance! =D Simplesmente hilariante!
Intrigante...
O tempo e a vida têm um papel principal. Só lendo perceberão o que quero dizer ;) Uma narrativa excelente, palavras que nos embalam, e para quem pensa que isto é apenas um livro especial para quem gosta de livros, está enganado: alarga-se a muito mais que apenas isso! Segredos, mistérios, personagens, histórias entrelaçadas, amores e desencontros, até certo ponto este livro enfeitiçou-me.
Este é daqueles livros que nos fazem querer ler outra vez, não apenas porque gostámos, mas porque é mesmo assim.
Espero muito ansiosamente por "El Juégo del Angel". Quero voltar a Barcelona e a todos os locais que me fizeram suspirar.
24 comentários:
Eu tenho esse livro, guardado ainda inexplorado na estante, e já ouvi falar tanto as boas como as menos boas criticas, ou seja, houve quem gostou mais que outras. É conforme o estado de espírito de cada um, a forma como os leitores vêem o enredo e sentem as personagens.
Claro que, agora com a tua excelente critica e entre outras as mais recentes, vou lê-lo daqui a um ou dois meses ou um dia destes, quando achar que é altura convieniente para o ler.
Eu já fui duas vezes a Barcelona, é uma das minhas cidades preferidas, uma cidade mágica!
Como estão a correr as aulas? os professores são bons? ;oP
Adorei a tua crítica e revi-me em cada palavra. Este é um livro fascinante que deve ser lido para se perceber do que se trata. Envolve-nos de tal maneira que, a certa altura, estamos viciados, somos turistas em Barcelona e investigadores do passado e presente das personagens. Adorei a história e a simplicidade da escrita.
Tal como tu, espero que a tradução do "El Juego del Angel" não se demore.
Logo vi que ias gostar muito! Eu também adorei... E depois de o ler foi muito bom conhecer a cidade :)
Pois, há livros que só devem ser lidos só uma vez... é como a vida.
Beijos
É de facto um livro brilhante, já falei tanto dele que nem sei que mais acrescente...recomendo visita a Barcelona, cidade fascinante!
...mais um livro para a wishlist!!! E se a acção decorre em Barcelona... tanto melhor!!
encantei-me com a emotividade das tuas opiniões...é tão bom encontrar quem se encante com as palavras que os livros oferecem
beijos
Por coincidência, comecei a lê-lo há dois dias. É mesmo muito envolvente. E o cemetério dos livros... mágico!
Kika
Olá Pedro
Tomei nota do livro.
Já estive em Barcelona e gostei muito.
Um abraço
Flicka,
tens de ler o livro. Desculpa, mas não podes deixar de lado! =D É obrigatório.
Até agora tudo fixe, calhou-me professores bem dispostos... Felizmente! Bons professores, e a matéria é super interessante!
Cristina,
realmente, torna-se um livro único.
E parece que existirá (existe?) um terceiro livro, "Marina", creio! Nunca mais... =)
Canochinha,
sim, agora falta-me conhecer Barcelona! Fiquei com uma vontade tremenda!
Mas acho que nem estar lá realmente me dará a imagem desta Barcelona de Daniel, aquela melancolia, aquela cidade que só o leitor sabe como é...
Clara,
não leio segunda vez os livros por pensar que nunca mais é o mesmo. E acredito nisso. Mas este livro, por vezes, diz-nos que é daqueles que deverão ser lidos várias vezes.
Marcia,
pois, o livro é magnífico, a cidade deixa-me em pulgas por visitar!
Bauny,
acredita, vale muito a pena!
Carla,
não sou o único... =) Obrigado!
Kika,
é verdade, há locais que ainda te vão encantar... Quando acabares passa por aqui e dá a tua opinião!
JPD,
vale a pena o livro ;) Espero que, se tiveres oportunidade de ler, gostes!
Gosto de ler tuas indicações e opiniões. Quanto ao inventário das sombras, encomende-o na FNAC.
Beijos.
Também gostei muito deste, mas espero relê-lo um dia para aproveitar pormenores que certamente me escaparam nesta 1ª leitura.
Ando já há algum tempo a pensar em ler esse livro, depois dos teus comentários sobre o mesmo acho que me vou finalmente decidir.
E como a Marcia disse, Barcelona é de facto uma cidade fascinante :)
Eu fiquei curiosa com este livro desde que falaram nele no "Estante"... aproveitei que o vi num alfarraista, e comprei-o claro... tenho-o na filha de espera, a ver se pego nele por altura do natal... gosto de associar o natal a livros :) Parece-me uma boa história para ler nessa altura ;)
"El juego del angel" é melhor, ainda... não pensei que fosse possível, mas acabou por ser...
Quando li o "Sombra do vento" fiquei fascinada, completamente... tanto que comprei o "El juego del angel" em pré-venda e no dia do lançamento mundial já o tinha nas mãos...
Não resisti... "olhei" uma página e quando dei por mim tinha lido o livro todo... em castelhano... acessível... e mágico, completamente...
O enredo fantástico, as personagens absolutamente divinas... imagens fortes, momentos de cortar a respiração, frases marcantes... tudo, tudo...
Este senhor é um mestre das palavras!!! :)
Eu, por acaso, aina não fui a Barcelona... mas depois dos livros do Zafón e do "Penúltimo sonho" da Angela Becerra ando doida para lá ir... respirar o ar daquela cidade!!!
Boas leituras!!!!
"A Sombra do Vento" é um livro que apaixona desde as primeiras páginas, quando visitamos o Cemitério dos Livros Esquecidos.
Adorei as personagens, sobretudo Fermín e Carax, bem como os cenários que Záfon descreve com um traço de melancolia. Fantástico!
Aguardo ansiosamente o próximo mas, segundo a Lú nos disse no Folhas de Papel, a tradução portuguesa não está prevista para já.
Pedro, obrigada pela óptima notícia sobre o lançamento d'"O Jogo do Anjo"! :)
É tão bom encontrar quem se tenha encantado com um livro que a nós também nos fez sonhar!
Uma excelente leitura, sem dúvida, e optimamente criticado aqui!:)
Sabiam que a Fnac Online está a fazer pré-venda de "O Jogo do Anjo" de Carlos Ruiz Zafón? É já dia 15 que sai o livro :)
Livros em 2.ª mão,
acho que este livro merece uma segunda leitura ;)
Tanea,
é espectacular o livro. Lê assim que puderes!
Anaaaatchim,
natal é para receber livros!!! =D
Lê assim que puderes, vai por mim. É fantástico, e tu vais adorar ;)
E obrigado pela excelente notícia!
Lu,
a sério?? Eu vou comprá-lo em Português... =P Ansioso, claro!
E obrigado pela última sugestão ;)
Um grande abraço
O livro ganhou o prémio das "Correntes de Escrita" da Póvoa do Varzim.
Na altura em que decorreu esse aevento anual, ouvi, na rádio, a leitura de um pequeno trecho e adorei.
Todos os editores a concurso foram de opinião que o livro merecia ganhar. Por todos os motivos, mas, principalmente por paixão, porque se tratava de uma história sobre livros, e de um livro em particular. Tudo o que foi dito deixou-me curiosa, cegamente apaixonada pela história. Na primeira oportunidade que tive comprei-o e de imediato iniciei a lê-lo.
Adorei cada página e recomendei-o vezes sem conta a pessoas que têm a paixão da leitura.
É um livro lindo, singular e coisa rara, a capa parece traduzir o ambiente da história.
O livro ganhou o prémio das "Correntes de Escrita" da Póvoa do Varzim.
Na altura em que decorreu esse aevento anual, ouvi, na rádio, a leitura de um pequeno trecho e adorei.
Todos os editores a concurso foram de opinião que o livro merecia ganhar. Por todos os motivos, mas, principalmente por paixão, porque se tratava de uma história sobre livros, e de um livro em particular. Tudo o que foi dito deixou-me curiosa, cegamente apaixonada pela história. Na primeira oportunidade que tive comprei-o e de imediato iniciei a lê-lo.
Adorei cada página e recomendei-o vezes sem conta a pessoas que têm a paixão da leitura.
É um livro lindo, singular e coisa rara, a capa parece traduzir o ambiente da história.
a minha descoberta de Carlos Ruiz Zafón, foi com este livro e posso dizer que este livro me fascinou, já o li há 3 anos e ainda guardo na memoria passagens do livro extremamente fascinantes, o mais incrível é que o li em espanhol, e o meu espanhol é péssimo, isto é só o percebo porque é um pouco parecido com o português, mas adorei, amei e ainda não o li em português, mas está agendado na minha memoria ... infelizmente ainda não li mais nenhum livro do Carlos Ruiz Zafón, mas é um dos meus escritores preferidos...
Este é o meu primeiro comentário no seu blogue, como tal não posso deixar de elogiar o seu trabalho, ainda não tive tempo de pesquisar tudo, mas é deveras interessante.
Fb, muito obrigado pelo comentário! Convido-a a continuar a dar as suas opiniões e a seguir-nos pelo facebook :)
Também ainda não li mais nenhum livro de Záfon, e já passaram anos desde este... Tenho "O Jogo do Anjo" para ler (que supostamente é uma prequela à "A Sombra do Vento"!), mas são tantos os livros na fila de espera que acaba sempre por ficar para trás...
Não li em espanhol (também não é o meu forte, apesar de estar de olho numa edição de uma trilogia que Záfon escreveu...) mas parece-me que a edição portuguesa está bastante bem conseguida. É uma óptima forma de reler a obra!
Enviar um comentário