sexta-feira, 4 de julho de 2008

George R. R. Martin em Portugal



No dia 1 de Julho, terça-feira, o escritor George R. R. Martin esteve presente no restaurante do El Corte Inglés, iniciando a sua digressão pelo país. Bem sei que já venho a postar um pouco tarde, mas só agora consegui as fotos e só agora tive a oportunidade de postar alguma coisa no blog.

Antes de tudo começar, começaram a ser vendidos os livros do autor, incluindo "A Tormenta das Espadas", quinto da série e que só será lançado em Agosto! Esta oportunidade única de adquirir o livro antecipadamente só teve lugar no dia 1 em Lisboa e no dia 3, no Porto.
Esteve muito gente, tanta que as cadeiras não chegaram! (acredito que metade das pessoas estavam de pé, e eram muitas!)



Às 18h30 (um pouco depois, mas felizmente não foi muito atrasado) a palestra começou. O autor de "As Crónicas de Gelo e Fogo" pôs muito à vontade os seus fãs, embora falasse sempre em inglês (não foi o meu caso, mas para quem não percebe é sempre um tempo menos convidativo). A imagem do autor é exactamente aquela que tinha, e achei-o muito simpático para com os fãs! Falou da sua obra, da sua experiência e influências, da sua evolução e opinião enquanto autor e de várias histórias engraçadas, que acabaram por servir de metáfora para o que o autor queria explicar. Para quem aprecia o género fantástico, e para quem leu obras como de Tolkien, certamente que foi muito interessante (eu pelo menos achei...). Acabou por ser uma palestra muito divertida e interessante, e no fim não faltou quem quisesse expôr a sua pergunta! Felizmente, o autor teve a modéstia de evitar spoilers! =)

No fim da sua palestra e das perguntas da audiência, chegou a vez do autor dar os autógrafos! Foi uma enorme fila mas que valeu muito a pena! Uma vez que já tenho os cinco volumes, consegui com que Martin autografasse todos! =D Ao contrário de alguns autores (dou o exemplo de José Rodrigues dos Santos), este dignou-se a escrever uma dedicatória completa em cada livro! Frases como "Keep your sword sharp", "May your winters be short" e "With all good wishes" foram algumas dedicatórias que o autor escreveu. Enquanto estava ocupado nisso, consegui conversar um pouco com ele, perguntando-lhe se gostava de Portugal (ele disse que sim, que Lisboa é uma cidade muito bonita =D) e ainda nos rimos um pouco quando Martin fez um comentário à sua assinatura muito "montanhosa" xD (indeed... ;) )!

Foi muito bom. Um grande dia e foi uma honra ver o autor pessoalmente. Prossigo com a leitura da série, pois acabei "A Guerra dos Tronos" e avancei para "A Muralha de Gelo". Muito em breve postarei a minha opinião sobre o primeiro livro. ;)

(A série publicada em Portugal de "As Crónicas de Gelo e Fogo":)

4 comentários:

Célia M. disse...

Realmente, foi um momento único e irrepetível poder conhecer um dos maiores nomes da literatura fantástica mundial (apesar de a sua obra ir muito para além disso).
Entretanto, já estou a ler "A Tormenta de Espadas" e estou a adorar, para não variar :)

Pedro disse...

De facto, estar à frente dele foi único... =)
Estou com muita vontade de ler todos os livros de seguida, pelo que tento com que a leitura seja rápida!

anaaaatchim! disse...

Quantos livros vai ter a saga? :)Sabe-se?

Célia M. disse...

Ana, no original está previsto haverem 7 livros (o 5.º deve sair para o ano, segundo o autor). Como por cá se estão a dividir os volumes originais em 2, é de prever que tenhamos uns belos 14 volumes :D

Quem também lê