terça-feira, 29 de abril de 2008

Ensaio sobre a Cegueira vai para o cinema!

O livro de José Saramago, "Ensaio sobre a Cegueira", vai para o grande ecrã! Tenho este livro na lista e garanto que vou adquiri-lo brevemente... Para aqueles que gostaram do livro (e sei que há quem o tenha como favorito) talvez esta venha a ser uma boa notícia. Mas será que conseguiram transmitir o livro no filme?

O autor já tem o livro "A Jangada de Pedra" em filme, realizado por George Sluizer, e o realizador deste novo filme é Fernando Meirelles. O que parece, à partida, bom neste filme é que tem actores como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Sandra Oh, Danny Glover, entre outros.

O resumo: A mulher de um médico passa a ser a única pessoa capaz de ver numa cidade onde toda a gente é atacada por um misterioso caso de cegueira repentina. Ela finge-se doente para tomar conta do marido enquanto que a comunidade à sua volta atinge o caos e a desordem.

Aqui fica o trailer e a sugestão (ainda não sei para quando)!

14 comentários:

Célia M. disse...

Nunca li nenhum livro do Saramago... Mas é sempre positivo adaptarem ao cinema uma obra de um autor português.

Cristina disse...

Estou para ler este livro há algum tempo. Pessoalmente, não acho a obra de Saramago nada interessante (já li um dos livros e tentei ler outro), mas aplaudo esta iniciativa dos seus livros chegarem a filme. É uma forma de dar visibilidade à obra e a Portugal.

Pergunto-me por que é que todos os artistas reconhecidos no estrangeiros vivem fora de Portugal....

Maria Ngan disse...

A nível pessoal nunca gostei de José Saramago ... tenho dele a impressão de uma pessoa bastante arrogante. Com muita dificuldade, consegui separar o pessoal do literário e li "A Jangada de Pedra"! ADOREI ... achei espectacular a ideia de uma separação entre Portugal e Espanha e o resto do mundo ! Dali a ver o filme foi um ápice e tb gostei bastante!
O próximo a ler dele vai ser precisamente "O Ensaio sobre a Cegueira" e esperemos que a estreia esteja para breve ! ;)

Iceman disse...

E eu estou mortinho para o ver.

Pelo trailer parece-me muito interessante. Longe de saber se é fiel ao livro, no entanto este é um dos melhores livros que li e é daqueles livros cuja originalidade o poem na galeria dos livros que podem dar filmes muito interessantes.

Na minha opinião, Saramago é um génio que, no futuro, irá constar numa galeira acompanhado por outros grandes vultos como Tolstoi, Dostoievski, Shekespeare, Cervantes, Dickens, Hugo e pouco mais.
Um abraço

Livros em 2ª Mão disse...

Até agora, de Saramago, só li "O Ensaio Sobre a Cegueira" e fiquei completamente rendida. Tenho o "memorial do Convento" na prateleira à espera de vez e depois outros se seguirão... Não sei se irei gostar ou não, mas só pelo que já li, faz-me espécie ouvir certas críticas sobre as obras de Saramago, por pessoas que nunca leram NADA dele!!
Butterfly, o Sr em si também não me diz muito, não tenho nenhum odiozinho de estimação por ele, mas não cai em graças.. o que nada influencia nas obras, tal como acontece com outros autores. É sempre bom conseguirmos separar as águas.. as surpresas acabam por ser grandes (nos 2 sentidos)! :)

marcia disse...

Já li vários livros de José Saramago entre os quais este "Ensaio sobre a Cegueira". Acho que se trata de um livro brilhante. Já sabia da adaptação ao cinema, penso que vai sair lá para o Outono. Estou muito curiosa e expectante, não será uma adaptação fácil mas é com certeza uma um desafio e tanto!

betabandeira disse...

Para mim, os livros nunca chegam aos calcanhares dos filmes :)

Temos por exemplo, "O Perfume", que o filme não chegou nem perto da intensidade do livro...

Já fizeram a peça do "Ensaio para Cegueira" também.

Tens de ler Pedro. É um livro extraordinário :)

Beijinho
beta

Sílvia Fernandes disse...

Vi a peça baseada no Ensaio Sobre a Cegueira. Foi simplesmente hipnotizante! Qianto ao livro, é simplesmente o melhor...

João disse...

Eu quase nunca li nada de Saramago, nem vi a adaptação do seu primeiro filme (que me lembro)!
Apenas li alguns excertos de uns livros dele e gostei imenso da escrita dele, mas não sei se conseguiria ler um livro inteiro!

Gostei de saber que um novo filme ia ser adaptado de um livro português! É bom ver que os autores portugueses também são reconhecidos pelo resto do mundo!

Abraço ;)

P.S: Talvez pense em comprar um livro dele para ler nas férias! Aliás à que expandir os horizontes e nunca deixei passar um desafio!

sonjita disse...

Olá Pedro: Devo dizer que eu faço parte do grupo que tem como um dos livros favoritos o Ensaio Sobre a Cegueira... adorei o livro e a experiência de o ler... havia alturas que eu, tão enebriada pela leitura, cheguei momentaneamente a sentir a cegueira descrita... é realmente intrigante colocarmo-nos na posição da mulher daquele médico, aguentar a pressão de ser os olhos do mundo!!! Gosto do realizador Fernando Meirelles (adorei ao "Cidade de deus" e "Fiel Jardoineiro") e acho que ele vai fazer um bom trabalho mas, quanto a mim, é muito dificil superar o livro.
BJoka

P.S. Adorei o teu espaço...

Miguel disse...

http://blindness.blogs.sapo.pt

Blog de fãs de Ensaio sobre a Cegueira sobre o filme e o livro.

Pedro disse...

Canochinha,
aqui tens um livro para experimentar, deve ser bem original!

Cristina,
não achares interessante a obra de Saramago é um gosto, respeito. Eu gosto muito, talvez possas vir a pegar mais cedo do que pensas neste livro...
A tua última observação... Porque será? =\ Aqui se reflecte o valor que o nosso país dá a artistas!

Butterfly,
sempre achei Saramago uma pessoa muito erudita. Estou para ler "A Jangada de pedra" e este, portanto espero que não demore! Esperamos pelo filme e pela leitura do livro! =)

Iceman,
se é tão original o livro, espero que o filme esteja bom (até porque ultimamente os livros adaptados têm sido um fracvasso como filme...=( ).
Nunca olhei para Saramago dessa maneira, mas não duvido!

Livros em 2.ª Mão,
essas críticas são, por vezes, injustas. Acho que escreve muito bem e é um pensador, além de que ganhou um Nobel! Onde está o devido valor?!

Marcia,
sim, não será fácil, e espero ler o livro primeiro para relacionar as duas coisas!

Beta,
vi o Perfume e já me tinham dito que o livro é algo muito mais intenso, mas mesmo assim gostei de vê-lo no grande ecrã.
Tenho de ler, tenho de ler, podes crer que vou ler! ;)

Sílvia,
não vi a peça mas espero ler o livro, que pelos vistos é mesmo o melhor.

João,
já li "O Ano da Morte de Riocardo Reis" e "História do Cerco de Lisboa", ambos me fascinaram. Claro que consegues ler um livro inteiro! Aliás, compra este livro ou a Jangada de Pedra, que também estão na minha lista mas parecem ser os mais hipnotisantes!

Sonjita,
obrigado pela visita. Ainda bem que gostaste, continua a passar por cá!
Também gosto do trabalho do realizador, espero que o filme seja tão bom! Quanto ao livro, é um que tenho de ler obrigatoriamente, como já tanta gente disse!

Miguel,
obrigado pelo site!

Um grande abraço a todos

djamb disse...

O Ensaio Sobre a Cegueira é um dos meus livros favoritos. Para além na fantástica escrita de Saramago, do seu ritmo e da sua fluência, fiquei abismada com a sua capacidade de criar um enredo tão rico e tão medonho num espaço tão vago e perdido. Simplesmente adorei! Por ter gostado tanto da história, estou desconfiada com a adaptação cinematográfica porque, em regra geral, os filmes ficam sempre aquém dos livros.

Pedro disse...

Djamb,
obrigado pela visita ;)
Geralmente, os filmes ficam aquém dos livros. É verdade, infelizmente, pois ver um livro que gostamos adaptado para cinema pode ser uma experiência maravilhosa! Felizmente, ainda há casos em que o filme impressiona!

Quem também lê