terça-feira, 18 de março de 2008

Assassini, de Thomas Gifford


1982. No Vaticano, um grupo de abutres de vestes sacerdotais rodeia o Papa moribundo e sussurra nomes de possíveis sucessores.


Na Irlanda, num mosteiro varrido pelos ventos do mar, está escondido um perigoso documento.


Nos Estados Unidos, numa capela de New Jersey, uma freira é assassinada durante uma oração.


A Irmã Valentine é uma activista que se tornou incómoda para a Igreja.
Quando Ben Driskill, advogado e irmão da freira, compreende que a Igreja não quer a investigação da morte, decide levá-la ele a cabo, desenterrando um segredo explosivo: os Assassini, uma irmandade de assassinos secreta e muito antiga, de que os príncipes da Igreja se serviam para proteger os seus interesses. Mas agora, a quem servem os Assassini? E quem os comanda?


Assassini, a irmandade secreta que Thomas Gifford revelou, e que nós conhecemos melhor depois de Anjos e Demónios, de Dan Brown.


Começo por dizer que, independentemente das comparações feitas, este livro não tem NADA a ver com "Anjos e Demónios", de Dan Brown. Digo-vos porquê:

Este foi um livro emprestado, algo que, confesso, não aprecio; primeiro, porque não se devem emprestar 3 coisas a ninguém: a mulher, a casa e os livros; segundo, simplesmente gosto de ter os livros que leio na estante, folheá-los mais tarde (até porque não costumo ler o mesmo livro 2 vezes). De qualquer maneira, este foi emprestado, não foi o primeiro e não há de ser o último.

Há algum tempo que não lia livros do género Igreja/Religião/Polémica. Depois da publicação de "O Código Da Vinci", foram tantos os precedentes que me senti aborrecido. Portanto, este foi um reencontro, muito bom ;).
Tal como a apresentação dá a entender, uma freira é morta devido a uma descoberta que fez, algo que a Igreja não queria que fosse revelado. Ben, o seu irmão, decide retomar a pesquisa e perceber o que é que a sua irmã descobriu, desvendando o assassino e a causa. Para retomar a pesquisa, a irmã só lhe deixou uma fotografia antiga, datada da Segunda Guerra Mundial, onde se encontram pessoas que poderão responder às suas perguntas... Assim, Ben dá-nos a conhecer a acção da Igreja na 2.ª Guerra Mundial, juntamente como o renascimento de uma das sociedades secretas mais temidas, os Assassini, que matam para ver os propósitos da Igreja concretizarem-se.

Não me vou alongar no resumo do livro, pois espero que o leiam. A obra é um thriller, um thriller autêntico: como aqueles que, nos filmes, nos fazem pensar, sempre com segredos e perguntas, que constroem uma teia de mistérios e mais perguntas, com as suas personagens suspeitas e envolvidas, que nos fazem imaginar quem está por detrás de tudo.
No livro, não seguimos apenas a pesquisa de Ben (que acaba por ser apenas um fio condutor), mas também de outras personagens que buscam, de qualquer forma, a verdade. Cabe ao leitor desvendar o verdadeiro significado do que não é aparente (e do que é). Houve alturas em que tive de reorganizar as ideias, parar e conseguir interligar tudo o que as diferentes pesquisas me diziam. É preciso estar atento e concentrado na leitura, senão pode acontecer voltarmos atrás para relembrar algum facto. Ao contrário de "Anjos e Demónios", onde seguimos o protagonista e apenas esperamos por mais, "Assassini" é dinâmico, mexe com o nosso bom senso e mente, faz-nos imaginar quem é quem... Constrói uma teia muito mais complexa. Mesmo que saibamos quem é, afinal, o tal, o final é sempre impressionante. Porque, através de viagens que não se limitam apenas a uma cidade, o leitor tem o privilégio de perceber o que é que todos andam a fazer no trama e qual é a sua verdadeira intanção, a última página não é a única que nos dá a verdadeira informação. Ao longo do livro, cada personagem tem um papel fulcral e cada uma faz parte da grande conspiração (todos são inimigos porque cada um tem o seu ponto de vista... é a realidade da Igreja, é o que o livro nos diz... a religião é um negócio, uma empresa que compra papas e tenta, de alguma forma, ter relações prósperas com o exterior. Deus... bem, Deus está lá em cima, não cá em baixo).
Este livro faz-nos pensar, mexe connosco, é ideal para quem gosta de participar na resolução dos mistérios nos livros. Além disso, à medida que avançamos, é cada vez mais interessante, não perde a intensidade com o passar das páginas, ganha!
Aconselho vivamente. Um thriller confuso e lógico. Várias personagens que tentam desvendar um mistério, ou contorná-lo, ou aprofundá-lo, e até certo ponto apenas o leitor consegue interligar essas personagens e unir as várias pesquisas, descobrindo a verdade por detrás da mentira. Uma conspiração que nos vai chocar...
Uma boa leitura, empolgante, requer concentração. Talvez Dan Brown seja mais fácil e corrido de ler, mas "Assassini" é mais dinâmico e procura desenvolver mais. Só o cansaço nos vai fazer parar de ler...

12 comentários:

Miss Alcor disse...

Não há nada melhor do que um livro que à partida é um cliché, revelar-se uma narrativa espantosa!
Não tenho este, mas como adoro o género, é bem provavel que o compre, porque sou como tu... detesto ler livros emprestados! Afinal, o que acontece quando o quero ler outra vez!!! ;)

Clara disse...

Fiquei muito entusiasmada com o livro. Não li o Código da Vinci, mas vi o filme e não gostei. Como sou um bocado do contra, não gosto de ler os livros que toda a gente lê só porque está na moda.
Eu estudei várias organzizações secretas e a que mais me desperta interesse é a Maçonaria (mas, eu não sou maçon), pelo sua estrutura, história, regras e ritos. E mesmo que estudemos anos a fio, nunca a conheceremos de facto.
Este livro deve ser muito interessante. Vou adquiri-lo. Obrigada pela dica.

Já agora, leste a Papisa Joana? É muito interessante.

Beijinhos.

Pedro disse...

Clara, ainda não li a Papisa Joana, mas é um livro que entrou recentemente na minha lista. Como já li boas opiniões (e como até tu dizes que é interessante), provavelmente vai ser das próximas aquisições...
=D

Z ) Z 0 =) disse...

Dan Brown levantou muita polémica com os seus livros, lembrando o tema do Graal, os "ataques à Igreja" (ou a mania da perseguição da Igreja)e tudo mais, penso que é inevital que não haja uma comparação aos seus livros...

Parabéns pelo blog!!
Continua o bom trabalho

Cristina disse...

Já li este livro há cerca de 2 anos. Achei-o, em determinadas alturas, maçadora, mas, no final, o saldo era extremamente positivo. Tal como tu, temia que este fosse apenas mais uma cópia do género Dan Brown, mas mostrou-se muito mais do que isso. O final é simplesmente surpreendente.

Pedro disse...

Z ) Z 0 =),
obrigado.

Cristina,
pelo livro ser, por vezes, maçador, tive a necessidade de reorganizar as ideias! Mas tens razão, o final é surpreendente.

anaaaatchim! disse...

Já não me recordo de quando o li... 2 anos também talvez... Lembro-me que também adorei :) Qualquer dia tenho que reler!

Parece que há pelo menos mais 2 livros deste autor publicados em português: "Crime na Cidade de Saints Rest" de 2008 e "Quinhentos Escudos Falsos" de 2007... meu deus... tenho que me segurar!!! (é verdade chegaram hoje as encomendas da Fnac e da Saída de Emergência)

Pedro disse...

Anaaaatchim,
já ouvi falar de "Crime na Cidade de Saints Rest", o outro é-me desconhecido. Não vou incluí-los na minha lista, até que gostei muito deste mas os outros chamam menos a minha atenção.
Ainda bem que já recebeste os teus livros! =)

Tita disse...

Finalmente acabei o livro (cerca de 1 mês para o ler :-\)
Tal como a Cristina, achei algumas partes maçadoras, nomeadamente até chegar à parte 3 do livro demorei uma eternidade. No entanto, ao aproximar-me do final do livro o meu interesse começou a despertar e estava "em pulgas" para saber quem é que andava a tramar tudo ;)
Chegando ao fim, posso dizer q gostei do livro :D

Pedro disse...

Tita, o que mais me fez gostar do livro é que cheguei ao fim com um balanço positivo e superou as minhas expectativas, uma vez que essas se baseavam numa espécie de segundo Anjos e Demónios. Mas acabou por ser diferente, muito.
Como disse à Cristina, por o livro ser, por vezes, maçador, tive de reorganizar as ideias, porque as personagens seguem rumos diferentes e há sempre descobertas que temos de encaixar na cabeça... Não o li em pouco tempo, mas ainda bem que gostaste também! =)

Filipa disse...

Olá. Acabei de ler o livro e tenho uma dúvida. Adicionei te no msn, espero que nao faça mal. Precisava mesmo de ajuda :x

PallasAthena disse...

Li o livro mais ou menos ha dois anos e adorei (e já o reli entretanto :P) É dificil não compararmos com Dan Brown, autor que também gosto de ler, mas Assassini apresenta-nos uma "teia" de histórias que se interligam, que me fascinou imenso.
Não sabia que este autor tinha mais 2 livros editados, assim possivelmente terei de acrescentar mais alguns livros á minha lista de livros para ler em 2009.
Continuação de um bom trabalho com o blog.

http://livreo.blogspot.com/

Quem também lê