sábado, 8 de fevereiro de 2020

Sobre E-Primatur e os livros que você escolhe

Tendo em conta que nos últimos anos muito raramente venho aqui escrever (e peço desculpa por isso), podem ter a certeza de que este é mesmo um artigo importante!!!

Venho falar-vos de uma editora: a E-primatur.
Aviso legal: eu NÃO ESTOU a ser pago pela E-primatur ou qualquer outra empresa ou organização associada a esta editora, o que estou a escrever por aqui é a minha opinião sincera, inteiramente pessoal e espontânea. Mas não me importo nada se a E-primatur quiser ser caridosa comigo (fica aqui a dica).



A E-primatur é uma pequena editora e provavelmente desconhecida pela maior parte das pessoas, até daquelas que são leitoras assíduas.
Têm 5 anos, são jovens, e esforçam-se por publicar grandes obras da Literatura Mundial (o que infelizmente não contribui nada para a popularidade de uma editora nos dias que correm).
Foi criada por três pessoas, vindos de outras editoras bastante boas na verdade (felizmente parecem respeitar o seu legado).

Nas suas palavras, "A linha editorial é constituída por obras essenciais que marcaram leitores e foram capazes de mudar mentalidades – para o bem e para o mal – e, por vezes, a própria História. Os livros que serão editados pela E-primatur visam preencher lacunas graves no panorama cultural e editorial português."

Desde já posso dizer que parecem estar, de facto, a cumprir esse objectivo. Dêem uma espreitadela:
https://e-primatur.com/projectos/concluidos
Para além de bons livros, a sua publicação é bastante bem tratada. Em resumo, quero todos.

A particularidade desta editora: é apoiada por crowdfunding. E podemos escolher os livros que queremos ler!
Ou seja: se tiver alguma sugestão, eventualmente de um livro que nunca foi publicado em Portugal e ache que merece sê-lo, pode contactar a E-primatur e sugerir! Os livros que são seleccionados para serem publicados vão a votação: os leitores podem apoiar o seu financiamento com 2/3 do preço final. Quando o número de apoiantes necessário tiver sido atingido, o livro é publicado e os leitores que ajudaram recebem um exemplar, sem qualquer custo.
E mais: ao fim de 10 doações, tem direito a um livro grátis.
Eu já tenho uma ou outra sugestão.

Sinceramente, acho o crowdfunding um projecto ambicioso mas muito pouco eficaz. E com livros ainda menos: a melhor forma de incentivar a leitura é colocando um livro que cative à frente, não pagar por ele e esperar quiçá meses para o ter. Para além de que a E-primatur esforça-se por publicar em Portugal verdadeiras obras literárias que só vejo os leitores mais eruditos ou esforçados a apoiarem.

Mas atenção: vale mesmo a pena apoiar. Porque são de facto grandes livros, muito bem tratados, e sobretudo bem traduzidos.

Descobri esta maravilha editorial com a sua publicação de "As Mil e Uma Noites". Fiquei encantado com o facto de ser a primeira vez que se traduz esta obra emblemática em Portugal directamente dos manuscritos árabes. Valorizo imenso isso, e espero que os restantes livros da editora sejam traduzidos directamente dos seus manuscritos originais também (contam com muitas obras russas, por exemplo).

Já adquiri o primeiro volume de "As Mil e Uma Noites" e mal posso esperar por ter os próximos dois (sendo que ainda vou a tempo de apoiar por crowdfunding o terceiro volume).

Apesar da minha descrença neste tipo de campanhas, espero sinceramente que a E-primatur tenha todo o sucesso que merece. É uma alegria encontrar uma editora com esta dedicação em enriquecer o mundo editorial português. Precisamos que cresça, e que continuem a apostar na enorme qualidade.

Eu cá já estou a fazer olhinhos a tudo o que eles têm publicado, e ainda vão publicar.

Vão lá espreitar o sítio deles:
https://e-primatur.com/home


Sem comentários:

Quem também lê