sábado, 14 de novembro de 2009

Ghostgirl - A Rapariga Invisível, de Tonya Hurley

Quando a popularidade é uma questão de vida ou morte

"Eu era apenas mais uma pessoa no mundo, mas o meu sonho era ser o mundo de uma pessoa."

Charlotte Usher sente-se praticamente invisível na escola, até que um dia fica mesmo. Pior ainda, descobre que está morta... e tudo por causa de um rapaz e de um urso de goma. No entanto, a morte não impede Charlotte de seguir com os seus planos. Bem pelo contrário! Torna-se mais criativa e capaz de fazer qualquer coisa para atingir os seus objectivos: ser popular e conquistar Damen, o rapaz por quem se apaixonou.


Como pessoas, e principalmente na fase da adolescência, creio que todos nós passamos por aquelas fases em que queremos acreditar que temos alguém neste mundo, sejam namorados, sejam melhores amigos. Queremos que a nossa vida se resuma a essa felicidade (e os pais não são para aqui chamados. Nem no livro parecem existir).

Charlotte não tinha amigos e queria um. Charlotte estava apaixonada por Damen e queria tê-lo.
Até que morre engasgada por um urso de goma, e começa uma das histórias mais mirabólicas e divertidas que já li, com verdadeiro humor negro!!!

A sua experiência da morte é deveras curiosa. Ela tem de andar num liceu onde se deve aprender a aceitar a morte, até atingirem o "Além" definitivo. Obviamente que os seus colegas são as maiores aberrações que existem, desde quem morreu por ter engolido uma flauta a quem morreu devido às radiações do telemóvel (verdadeiramente nojento, para os mais sensíveis).
Ainda assim, há um pormenor e uma pessoa que pode ajudá-la a continuar a sua missão de vida, ou seja conquistar Damen... E esta sua determinação afectará tanto o mundo dos vivos como dos mortos!

Isto pode-se assemelhar a um daqueles filmes para adolescentes, com o liceu, os populares, os não-populares, os todos os estilos, o Baile! É mesmo! Mas é mais do que isso, não só devido à improvável experiência da Morte, como também à maneira como o livro se nos apresenta.

Só pela estética do livro, vale a pena tê-lo na estante. A capa está lindíssima, as ilustrações no início de cada capítulo muito típicas, e as pequenas divagações da autora no início de cada capítulo também, que não deixam de ser pequenas lições de moral, são uma grande mais valia para tornar este livro mais do que apenas um livro para adolescentes, mas sim para jovens adultos.
Se virem e folhearem este livro em algum lado, não é só a história que nos vai interessar. Vai ser mesmo a organização que vos vai querer levá-lo para casa.

Do princípio ao fim uma grande lufada de animação (não obstante o tema), aconselho-o especialmente a quem não consegue aceitar a morte, tanto como o seu fim como a continuação da vida sem si. Acho que essa é a grande conclusão deste livro.

Para além das suas personagens tão típicas e a sua história tão atípica, é sem dúvida a escrita descontraída da autora que nos faz querer avançar. O seu estilo satírico agarra qualquer um, puxando tanto pelo nosso imaginário como pelo nosso bom senso!
Não sei que dizer mais... Fiquei com vontade de conhecer o mundo dos mortos, mas creio que isso está destinado para o próximo livro, cujos direitos já foram adquiridos pela Contraponto!
A ler. Definitivamente, a ler!!!

17 comentários:

Rui Bastos disse...

Tinha medo que fosse demasiado romance para os meus gostos, mas pela tua opinião... wow xD

Jacqueline' disse...

Não conhecia esse livro, mas depois da tua opinião fiquei muito curiosa! Parece realmente interessante...

Tinkerbell disse...

já mandei vir os dois volumes em inglês :D:D parece ser mt bom!

Ana Carolina disse...

Vi esse livro à venda..e achei tão interessante :)

Li a tua crítica e adorei :) Vou arranjar forma de ler isso :)

Carla Martins disse...

Adorei seu texto....achei super legal a história do livro!!! Quero ler!

NLivros disse...

Caro Pedro, o meu amigo como vai?

Tirando as Memória do maluco do Adriano da chata da Yourcenar, nunca li uma opinião sobre um livro que não tenhas apreciado...

Ou fazes como eu e desistes a meio?

:D

Quanto a este e pese embora a tua boa opinião, não me convence, sobretudo por causa do género de história.

sofia disse...

Pergunta sincera: já leste realmente o livro? Este pequeno resumo é exactamente igual aos que li nas respectivas notas de imprensa ao livro e no wook... assim... soa a repetição...

Otário Tevez disse...

fui cativado.
acho que vou procura-lo na biblioteca da minha zona...

Tinkerbell disse...

Tens um selo p/ ti no meu blog jinhos**

Pedro disse...

Sofia,
não tenho tido tempo para responder a comentários... Com muita pena minha (e, por isso, a todos os que comentaram aqui, hei-de responder!). Mas a ti tinha de demorar pelo menos 2 minutos.

Pergunta sincera: leste mesmo o post? É que chamar a isto "pequeno resumo" (só coloco a sinopse que se encontra na contracapa, de resto evito falar sobre a história, mas sim sobre o que ela me transmitiu) e alegar que copiei das notas de imprensa... assim... também me consegues dizer a que é que soa?

A sério que me sinto extremamente insultado ao dizerem que não li o livro... Ou lês o que tenho para dizer ou vai alimentar o teu ego para outro lado. Aqui só alimento leitores.

flicka disse...

Tens um selo de natal no meu blog a aguardar-te... Espero que recebes os cinco livros desejados!
Um grande beijinho natalício!

Carla Martins disse...

Ofereço um presente de natal para você: o selo atestado de qualidade!

Vai lá no Leitura pra pegar! me avisa quando vc postar, ok? Tô louca pra ver suas características!

beijinhos e feliz natal! Ho Ho Ho

Pedro disse...

Rui Bastos,
demasiado romance? LOL pega nele então, vais ficar surpreendido!

Jacqueline',
já vi muita gente sair com o livro da livraria... Suscita muita curiosidade assim que o vires!

Tinkerbell,
estou à espera que a Contraponto publique o próximo, dizem que é ainda melhor!

Ana Carolina,
de vista, é de facto interessante, e não desilude ;) É um excelente livro para passar uma boa hora de leitura!

Carla Martins,
a história é mesmo giríssima! Vais gostar de certeza!
E obrigado pelo selo! Vou tentar buscá-lo assim que puder.

Iceman,
vou bem xD
De facto... Ora, o ano passado as grandes desilusões foram "O Amante", "Asas, Maçãs e Telescópios" e "Morte na Picada". Tirando o dito Adriano, blargh.
E, mesmo assim, de "O Amante" consegui tirar... As últimas dez páginas como agradáveis lol. Sim, eu sinto-me mal se não aponto uma qualidade nos livros =/ Ainda por cima quando os leio até ao fim (seria demasiado mau...).
Apenas acontece que nunca passam de bons. Pergunto-me quando chegará a altura em que voltarei a ler um livro que atinja o meu Top.

Otário,
vais gostar do formato!

Tinkerbell,
obrigado pelo selinho!

Flicka,
obrigado pelo mimo, bom natal!

Boas leituras.

Cris...' disse...

Olaa Pedro! =D

Há muito tempo que ja nao te comentava um post aqui, porque tinhas andado um pouco desaparecido.
Hoje, nao sei porque (e ainda bem!) apteceu-me vir ver se já tinhas postado alguma coisa , e deparo-me com a tua opiniao a um livro que eu quero muito, mas mesmo muito ler!! =D

Fico contente por teres gostado, ficando assim com as minhas expectativas acerca deste livro ainda maiores. ;D

Ainda nao o comprei, mas tenho ca um feeling que o namorado mo comprou para o natal... O que é sempre bom ;P

Beijinhos, e já agora Bom Natal [visto eu estar a comentar um post que ja fizes-te a muito tempo (erro meu, eu sei :$)]

Continuação de Boas Leituras. =)

Pedro disse...

Cris...',
é verdade, tenho andado desaparecido, e sinceramente a frequência com que venho aqui é tanta quanto o meu ritmo de leitura. Espero que 2010 prometa mais.
Acho que vais gostar deste livro, é mesmo muito giro! Se a história tem o seu encanto, a maneira como o livro se desenrola é ainda mais cativante.
Um bom Natal para ti também, e gosto que comentem postes novos ou antigos! ;D

Boas leituras

Mariana BM. disse...

estou a ler o livro neste momento ! Estou a adorar. Já o tenho cá em casa à uns bons tempos, mas só agora é que me despertou interesse porque ando muito virada para as leituras do fantástico ! Tenho uma biblioteca cheio de livros fantásticos como este ... vais postar algo sobre o segundo livro? Já o vi à venda na bertrand :)

PS: adoro o blog, btw :)
*

Filipa disse...

Alguém tem este livro em pdf ou um link para eu sacar? Adorava ler e não arranjo

Quem também lê